Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur capacita 148 prestadores de serviços turísticos sobre benefícios do Cadastur

Capacitações ocorreram neste mês de maio nos municípios de Paragominas e Belém, incluindo Mosqueiro. A próxima ocorrerá em Salinópolis

Por Sâmia Maffra (SETUR)
22/05/2024 17h26

O Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur), executado pelo Ministério do Turismo, é pré-requisito para acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério, incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal além de ser fonte segura de informações aos turistas. No Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) atua como parceira do Ministério para estimular o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, através da realização de Workshops do Cadastur.

Em maio, já foram realizados três workshops do Cadastur capacitando 148 prestadores de serviços turísticos. No dia 16, Paragominas recebeu o evento, no dia 20 foi a vez de Belém, no dia 21 Mosqueiro e no dia 23 será a vez de Salinópolis.

Em Belém, a programação foi dividida em dois momentos, com a participação das representantes do Ministério do Turismo Daniela Henriques Soraia, coordenadora-geral de Formação e Fiscalização de Prestadores dos Serviços Turísticos, além de Marilene Silva e Luziane Santos, agentes do órgão nacional. Na Ilha do Combu, os empreendedores apontaram os principais gargalos para o desenvolvimento turístico da ilha, como o acesso à água potável. Na pauta também esteve a inclusão dos empreendimentos da ilha que não estão cadastrados no sistema do Cadastur.

O presidente da Cooperativa de Meios de Hospedagem e Restaurantes do Combu, Rosivaldo Quaresma, falou da importância da Setur e do Ministério do Turismo. “Além do incentivo ao Cadastur, os empreendimentos têm recebido as qualificações e capacitações promovidas pela secretaria, uma parceria que vem fortalecendo o trade turístico do Combu e proporcionando uma melhor experiência ao turista”, comentou.

À noite, durante o Workshop do Cadastur no auditório da Associação Comercial do Pará (ACP), foram esclarecidas dúvidas em relação ao cadastramento e sobre a importância de estar presente na plataforma. A reunião contou com a presença de instituições financeiras como Banpará e Basa, além de prestadores dos Serviços Turísticos da Ilha do Combu, representantes da Belemtur e Sebrae.

“O Cadastur é referência nacional, que dá a chancela de formalização para aquele empreendimento. Todos os workshops são necessários para que consigamos melhorar o atendimento ao turista na nossa região.  Nosso objetivo é que os empreendimentos ofereçam um serviço de qualidade, principalmente preparando para as demandas com a COP 30. Então, se você tem um empreendimento turístico e ainda não fez seu cadastro, acesse o site do Ministério, é simples, não tem custo, mas tem muitas vantagens ao empreendedor”, sinaliza o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira.

Salinópolis é o próximo município a receber o workshop, nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, no auditório do Hotel Solar. Inscrições e informações através do contato: 98395-8423.

Para Daniela Saraiva, coordenadora de fiscalização dos prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, a participação dos empreendedores paraenses está superando as expectativas com adesão muito grande.

"Fomos na ilha do Combu e em Mosqueiro falar do Cadastur, dos benefícios e a forma como podem se cadastrar.Todos muito receptivos, tivemos resultados muito bons. Nosso segundo objetivo é conhecer o setor,as necessidades de cada localidade e tudo isso será elaborado um relatório para ser repassado para Secretaria Executiva e gabinete do Ministro. Em Salinópolis, nós também pretendemos conhecer o setor, conversar com todos,  fazer visita de orientação e fazer as devidas notificações para os que ainda não estão cadastrados, além de convidar para o workshop", sinalizou Daniela Saraiva. 

Cadastro- O Cadastur tem como objetivo a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil e conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras turísticas. Também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo, conforme Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. 

O cadastro é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo. Tanto o cadastro como a renovação são totalmente gratuitos, através do site: https://cadastur.turismo.gov.br/