Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Agentes de Segurança do Pará recebem capacitação para atuarem nas áreas do TerPaz

O curso é voltado para o planejamento estratégico de ações preventivas de segurança pública, visando combater a violência e reduzir, cada vez mais, os indicadores de criminalidade nos Territórios pela Paz

Por Walena Lopes (SEGUP)
20/05/2024 15h53

Para expandir o trabalho desenvolvido pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) promove um curso de capacitação para os agentes de segurança, que atuam nas áreas atendidas pelo programa, e em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém. A aula inaugural ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20, e foi ministrada pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, em Exercício, Luciano de Oliveira, na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. A capacitação encerra na sexta-feira, 24.

O curso é focado no planejamento estratégico, compreensão, monitoramento, execução e avaliação de ações preventivas, executadas pelos agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS). Luciano de Oliveira explica que, inicialmente, o curso está direcionado aos gestores e seus auxiliares que atuam no planejamento das atividades de segurança dos territórios atendidos em Belém e na Região Metropolitana, após a primeira fase, a capacitação também chegará nos municípios do interior do Estado onde as ações do TerPaz atuam.

"A prioridade e foco do curso, inicialmente, é na atuação preventiva e, ao final, os agentes estarão habilitados a reformular o plano de atuação integrada do sistema de segurança pública nos territórios, objetivando a atuação sinérgica entre o Sistema de Segurança Pública e a Secretaria de Articulação da Cidadania, juntamente com as secretarias e órgãos que desenvolvem projetos nas áreas dos territórios. Então, é integrar de maneira mais efetiva a atuação da segurança pública com a parte social da política pública de Territórios Pela Paz", ressaltou o secretário. 

Ao todo, 41 agentes participam da capacitação, com carga horaria de 25 horas, homologadas pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), responsável pela metodologia ministrada no curso. Os agentes participam de aulas teóricas e práticas, onde são realizadas oficinas e rodas de discussões com temas pertinentes à Segurança Pública e ações sociais. O curso conta também com três instrutores que avaliam e orientam na construção dos planos de atuação preventiva desenvolvidos pelos agentes. 

Coronel MoraesO coronel da Polícia Militar, Moraes, atua na Coordenação de Políticas de Segurança Pública da Segup e é um dos instrutores do curso e, segundo ele, o trabalho desenvolvido na capacitação é dialogar com as especificidades de cada região que possui o programa, sendo elas os bairros do: Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Benguí e Cabanagem, em Belém. E, Marituba e Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana. Além dos territórios localizados em Canaã dos Carajás e Parauapebas.

"Toda a instrução que estamos oferecendo será voltada à construção de um plano de ação, que servirá de norte para as ações preventivas implantadas nos Territórios pela Paz, em auxilio aos agentes que atuam nesses locais. Estamos trazendo também algumas ferramentas para que eles construam um plano de acordo com a realidade de cada bairro", concluiu. 

Sargento SusanaA sargento, Susana Carpina, que atua no 37º Batalhão da Polícia Militar realizando rondas preventivas, avalia que o curso é um diferencial para os profissionais da área. "Trabalhando preventivamente, conseguimos evitar que um fato seja consumado. Conseguimos verificar os pontos que ocorrem mais assaltos, por exemplo, e intensificar o policiamento com base no local e horário de mais incidência. Agora, com o curso, vamos conseguir aprimorar essas técnicas e poder trabalhar cada vez melhor com o policiamento preventivo", disse. 

Participam da capacitação, agentes do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado, Polícia Científica, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). 

Texto: Esther Pinheiro (Ascom/Segup), com supervisão de Walena Lopes