Mosqueiro ganha nova escola de Ensino Médio com 12 salas de aula
O governador Simão Jatene inaugurou a 14ª escola de Ensino Médio da Ilha de Mosqueiro. Localizada no bairro Aeroporto, a nova unidade de ensino foi entregue à população mosqueirense na manhã desta sexta-feira (18) e segue o novo padrão das escolas estaduais, com doze salas de aula. A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo tem capacidade para 1,2 mil alunos.
“Desejo que a gente volte nessa escola todos os anos, não para comemorar a entrega de um prédio, mas para festejar o bom desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, destacou a secretária estadual de educação, Ana Cláudia Hage. Ela lembrou os ensinamentos do educador Padre Eduardo, que defendia a educação como elemento fundamental para a mudança social.
“Que possamos honrar a memória do patrono dessa escola. Que cada um de nós possa sonhar em transformar esse lugar em um referencial da educação no Pará. Por isso a Secretaria Estadual de Educação convoca a todos a se sentirem comprometidos com essa unidade escolar”, destacou a titular da Seduc, informando que as matrículas da escola Padre Eduardo estarão abertas em janeiro de 2016.
Simão Jatene lembrou que os primeiros esforços para a construção da nova escola datam de 2005. “Ela foi construída entre idas e vindas. Foi um processo muito penoso, porque ela ficou muito tempo parada. Retomamos a obra em 2013 e agora estamos entregando a escola”, disse o governador, ao relatar que o projeto original foi alterado para ampliar a área construída para abrigar uma escola de doze salas de aula.
O chefe do Executivo Estadual disse ainda que espera que a nova unidade escolar contribua para a melhoria da qualidade do ensino em Mosqueiro. “Esse é o grande desafio. A obra por si é um monte de tijolo, cimento e ferro. São os alunos, professores e a direção que vão dar vida para essa escola. É importante lembrar que ela não é do governo; foi construída com o imposto de cada um, por isso pertence a todos. Sendo assim, todos têm o direito de usar e o dever de cuidar”, reiterou Jatene.
A escola Padre Eduardo tem 5.216,97 metros quadrados em seis blocos de área construída: administrativo (sala dos professores, de reuniões, direção, secretaria e sala de orientação educacional), recreio coberto (banheiros, cozinha, depósito de louça, merenda e material de limpeza), bloco dos laboratórios (biblioteca, sala de artes, sala de vídeo e laboratório multidisciplinar) e dois blocos com seis salas de aula, cada uma com 56 metros quadrados.
Além disso, a escola é dotada de auditório com capacidade para 80 pessoas e uma quadra coberta com sala de educação física, depósito, dois vestiários (feminino e masculino), arquibancada e uma guarita para segurança armada e mais um agente de portaria.
Conquista – Morador da Rua Aeroporto, o ambulante Jonas da Silva e Sousa comemorou a entrega da escola. “É muito bom para as nossas crianças e adolescentes ter uma escola desse porte em nosso bairro. Isso beneficia muitas famílias. Agora nosso trabalho é manter a escola como ela nos foi entregue. Espero que todos os alunos cuidem dela”, disse.
O estudante Vitor Hugo Medeiros mora próximo à escola Padre Eduardo. Ele contou que o local onde a unidade escolar foi construída era uma área de matagal e que poucas pessoas acreditavam que o espaço iria abrigar uma escola. “Muita gente dizia que essa obra não ia acontecer, ou que não estudariam em uma escola construída em um local como era antes aqui”. Vitor Hugo também contou que, com o avanço da construção, as pessoas que moram no entorno da obra foram mudado de opinião.
“Eles foram vendo que estava nascendo uma escola bonita, com amplos espaços. Eu estava muito curioso para conhecer a escola por dentro e aproveitei a inauguração para vir visitar. Estou muito surpreso com o que vi, porque é um salto de qualidade na nossa educação. Quero muito vir para cá, e acho que agora todos querem estudar aqui”, afirmou o estudante, que acredita que o bairro ficou mais valorizado com a chegada da escola.
Para a estudante Raquel Holles é um sonho receber uma escola com laboratórios e salas de informática. “Não tínhamos escolas nesse padrão aqui em Mosqueiro, e essa escola é muito importante para dar mais estrutura para nossa educação”, avaliou a adolescente, que quer estudar na escola Padre Eduardo, mesmo morando distante do local. “A qualidade daqui compensa a maior distância de casa”, ponderou.
A construção da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo teve investimento de R$ 4.840.544,74, resultado de convênio com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A inauguração teve apresentação da Banda Macial Honorato Filgueiras e participação da estudante Sandriely Fontenele, medalha de prata em natação nas paralimpíadas escolares 2015.