Extrativistas investem em manejo de açaizais em Limoeiro do Ajuru
Na última semana, 17 extrativistas começaram a investir mais de 300 mil reais em açaizais nativos em Limoeiro do Ajuru, no nordeste do Pará. O município é o maior produtor de açaí do Brasil de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os recursos são oriundos da linha Floresta, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e foram liberados pelo Banco da Amazônia por conta de projetos elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O processo também teve parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).
As famílias são moradoras das margens dos rios Tatuoca, Japiinzinho, Japiim Grande, Cupijó, Cardoso, Pano Velho, Anajás, Ipixuna, Pará e João da Silva.
“A ideia é ampliar os espaços e introduzir novas culturas, como cacau e cupuaçu. Isso aumentará a produção e a renda dos agricultores. Além disso, conscientizará sobre a importância das áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais”, explica o chefe do escritório local da Emater em Limoeiro, o técnico em agropecuária Hiran Araújo.