Reunião destaca integração de sistemas do governo do Estado
Os sistemas de Administração Financeira de Estados e Municípios (SIAFEM), Sistema de Material e Serviços (SIMAS) e Sistema de Patrimônio Mobiliário (SISPAT WEB) passam a ser integrados a partir do dia 1º de janeiro, de acordo com a portaria conjunta nº 631, publicada no Diário Oficial do Estado do Pará (DOE) de 22 de dezembro. A portaria também estabelece a integração do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIGIRH) a partir de fevereiro. Os sistemas agrupam o acervo de informações voltadas ao registro de atividades patrimoniais lançadas pelos órgãos públicos, registro de bens de consumo e informações de pessoal.
A mudança foi tema de reunião na manhã desta terça-feira, 22, no Centur. O objetivo da integração é garantir a conexão de informações lançadas pelos usuários dos órgãos de cada sistema gerando automação das ações executadas, dados e relatórios com maior precisão para auxiliar no planejamento e no controle e eficiência do gastos públicos.
A secretária de Estado de Administração, Alice Viana, abriu a reunião e destacou a importância da integração dos sistemas. "O governo do Estado do Pará tem trabalhado na implantação desde 2014 a fim de atender com maior eficácia as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao setor público (NBCASP), que tem enfoque maior no patrimônio, em seu conceito mais amplo, percebido de forma global a partir da integração de todos os sistemas em um único ambiente", explicou.
Paulo Amoras, da Auditoria Geral do Estado, falou sobre a melhoria no controle e eficiência dos gastos públicos. "A Auditoria está acompanhando este processo e o exercício de 2014 foi de grande avanço na integração destes sistemas contribuindo para o controle e eficiência dos gastos públicos no contexto que atravessamos da economia".
Para Helio Goes, diretor de contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), a integração é apenas o primeiro passo. "Com a implementação do novo plano de contas e agora o anúncio da integração dos sistemas conseguiremos avançar no sistema de patrimônio imobiliário, bens de infraestrutura, reconhecimento da receita do Estado por competência e assim por diante", comemorou.
Foram apresentados durante o encontro o fluxo das mudanças nos sistemas corporativos por Wagner Capelli, coordenador do sistema financeiro estadual da Sefa; o funcionamento operacional dos módulos e transações no processo de integração, por Roberto Hoya, da Prodepa; novas regras de negócio dos sistemas corporativos envolvidos na integração SIMAS, SISPAT WEB e SIGIRH, por Regina Fonseca, coordenadora de patrimônio da Sead, além do processo de encerramento com ênfase na integração dos sistemas SIAFEM e reflexo NBCASP, pela Sefa. Por último, a AGE expôs a atuação no controle interno da integração dos sistemas corporativos.