Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Secretaria de Turismo do Pará faz pesquisa turística no Miriti Fest em Abaetetuba

Levantamento foca no perfil socioeconômico, hábitos de consumo, percepção, necessidades e experiência dos turistas no evento no município

Por Israel Pegado (SETUR)
14/05/2024 11h00

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Departamento de Turismo de Abaetetuba (Abaetur), fez a aplicação de pesquisa da demanda turística e perfil do turista da 20ª edição do Miriti Fest, entre os dias 10 e 12 de maio, em Abaetetuba. Após uma semana de treinamento e preparação para o trabalho, a pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico, hábitos de consumo, percepção, necessidades e experiência dos turistas nos principais pontos de acesso ao evento e nos diversos espaços, como na área de show, na feira do artesanato de miriti e na feira gastronômica.

A coleta de dados estatísticos sobre o turismo possibilita à gestão pública e aos empreendedores do setor o desenvolvimento de políticas e ações de estruturação dos destinos e dos produtos turísticos no sentido de melhorar a infraestrutura, a promoção turística e a experiência dos visitantes.

Para o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, há a necessidade de fortalecimento do processo de organização e compreensão do turismo e seus segmentos – como no caso do setor de eventos, tanto por parte da gestão pública quanto do setor empresarial, para entender o turismo como atividade econômica e os benefícios que ele pode trazer, especialmente o aumento da oferta de emprego e da geração de renda. 

“Pesquisas são fundamentais para termos um diagnóstico detalhado dos cenários, das regiões, dos eventos, dos produtos turísticos, em geral, e também para identificação de oportunidades e o que merece maior atenção no planejamento das ações da secretaria”, explica Eduardo Costa.

O trabalho contou com o apoio e a participação de equipes compostas por estudantes da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM), que participaram do treinamento e realizaram a aplicação dos questionários.

Segundo Cleber Gomes, turismólogo da Setur e instrutor do treinamento, “esta ação da Setur contribui para que o município possa elaborar seu planejamento municipal baseado em dados estatísticos e informações organizadas e sistematizadas permitindo assim uma perspectiva mais ampla para o desenvolvimento do turismo no município e do impacto de eventos na atividade turística municipal”.

O Miriti Fest é um evento realizado há 20 anos em Abaetetuba que celebra a cultura e as tradições locais em torno dos diversos usos do miriti, uma palmeira típica da região amazônica. Durante o festival, os visitantes podem desfrutar de diversas atividades, como apresentações culturais, danças folclóricas, exposições de artesanato feito com o miriti.
 
Uma das atividades que geraram renda durante o evento foi a 3ª edição do Festival Gastronômico de Abaetetuba. Uma competição entre bares e restaurantes que toparam o desafio de enfrentar a votação popular, apresentando pratos elaborados a base do fruto do miriti em seus cardápios com o tema "Festival de Sabores".

A praça de alimentação do Miriti Fest 2024 foi composta por 35 estandes, que receberam consultoria e capacitação gratuita para gestão de bares e restaurantes durante seis meses pelo Sebrae e o curso de Culinária Regional ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo principal foi divulgar a culinária de Abaetetuba, promover o empreendedorismo criativo e o turismo gastronômico regional no qual as pessoas poderão saborear desde o fruto às mais diversas iguarias a base de miriti, além de contribuir com o crescimento econômico sustentável, inclusivo e geração de renda e emprego para a população.

O MiritiFest é uma oportunidade para os moradores e turistas conhecerem e valorizarem a rica herança cultural e natural de Abaetetuba. O evento organizado pela Prefeitura de Abaetetuba destaca as múltiplas formas e usos do matéria-prima amazônica por meio do talento e da criatividade dos artistas que fazem de Abaetetuba a capital mundial dos brinquedos de miriti.