Centro Integrado de Reabilitação facilita a comunicação com usuários surdos
O treinamento 'Aula de Libras em Serviço' certifica profissionais do Centro, aprimorando a assistência e o acolhimento a pessoas com deficiência auditiva
Os tradutores e intérpretes de Libras Leonardo Siqueira e Gessica MagaveProfissionais do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, receberam do Núcleo de Educação Permanente (NEP), na sexta-feira (10), os certificados de conclusão do treinamento "Aula de Libras em Serviço", após três ciclos de aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é facilitar a comunicação entre os profissionais e os usuários assistidos no Centro de Reabilitação.
Segundo Leonardo Siqueira, tradutor/intérprete do CIIR e membro do NEP, setor que gerencia a promoção dos treinamentos, o treinamento "Libras em Serviço" capacita os profissionais para a prestação da assistência e do acolhimento aos usuários surdos do CIIR. “O certificado é entregue aos profissionais após aprovação nos três módulos, que têm duração de um mês cada. Com o treinamento, desde que surgiu, em 2018, o CIIR proporciona acessibilidade na saúde pública à população surda atendida na instituição”, explicou Leonardo Siqueira, que ministra a capacitação aos profissionais.
Danielle Cardoso e o filho, Saulo Abdon, que faz terapia de Integração SensorialPara Danielle Cardoso, 41 anos, mãe de Saulo Abdon, 11 anos, usuário com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência auditiva, assistido pela terapia de Integração Sensorial no CIIR, a capacitação é uma ideia excelente para os profissionais e usuários. “Meu filho só se comunica por meio da Libras. Vai ser ótimo para ele ter o auxílio de mais profissionais do CIIR envolvidos nesse processo da comunicação. É uma língua diferente e importante para promover a inclusão. Portanto, um grande diferencial do CIIR no acolhimento. Isso é essencial; é excelente”, disse Danielle.
Ao longo do ano, a cada três meses o treinamento aborda a estrutura básica, formada pelo alfabeto manual, os números, saudações e cumprimentos, e ainda os verbos, fase em que iniciam os diálogos com perguntas.
Igualdade - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação cumpre o Decreto 5.626/05, o qual prevê que os serviços em saúde devem atender, de forma igualitária, a comunidade surda, minoria sociolinguística e cultural, usuária de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atualmente, são 9,8 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil (5,2% da população). Deste total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2010.
O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual(SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR