Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLICIAMENTO

Forças de segurança do Estado reforçam atuação durante jogos do Parazão em Belterra

PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros garantem segurança do torcedor que acompanha as partidas de São Raimundo, São Francisco e Amazônia

Por Gustavo Campos (SECOM)
11/02/2026 14h18
Grupo garante a segurança da equipe de arbitragem

Pela primeira vez, o município de Belterra, no Oeste paraense, recebe as partidas do Parazão Banpará 2026. Nesta edição da competição profissional de futebol, São Francisco, São Raimundo e Amazônia Independente mandam seus jogos no estádio José Benedito de Melo, o Dedé Cão. 

Para garantir a segurança dos torcedores que vão apoiar as equipes da região, as forças de segurança do Estado do Pará reforçam o efetivo durante a realização dos jogos no município de Belterra. 

Segurança reforçada durante os jogos

A Polícia Militar trabalha junto com as equipes mandantes, que produzem um plano geral de ação para cada partida. Atuam na segurança militares do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), do 3° e 35° Batalhões de Polícia Militar, da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ªCIPAMB), do 2° Batalhão de Missões Especiais e do 5° Pelotão Policial Militar Destacado.

"A gente faz uma reunião de alinhamento do policiamento e de todas as demandas do jogo com os representantes do time mandante. Para que a gente possa planejar o efetivo, de acordo com a necessidade. É uma determinação da Lei Geral do Esporte. Na partida entre São Francisco e Remo, tivemos 132 militares atuando na segurança ", explicou a subcomandante do CPR-1, tenente-coronel Gisely Carvalho.

Cavalaria também auxilia no policiamento

Policiamento - A PM atua no Policiamento do entorno do estádio antes, durante e após as partidas, com apoio de viaturas e dos animais da cavalaria. Também há equipes responsáveis pelas áreas de arquibancada e um grupo específico para garantir a segurança das equipes de arbitragem.

Além da Polícia Militar, profissionais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil também são destacados para o trabalho durante os jogos, além de bombeiros civis e de colaboradores da segurança privada. 

Militares atuam em todas as partidas em Belterra

Nerivaldo César é servidor público e torcedor do São Francisco. Para ele, o trabalho dos órgãos de segurança nas partidas em Belterra é motivo de comemoração para as torcidas dos clubes da região. "É isso que o torcedor quer. Ele quer vir, se sentir seguro na praça esportiva e depois retornar em segurança. No aspecto da segurança, está show. Nota dez. A gente nota realmente um trabalho de excelência", elogiou.

"Nós seguimos as orientações do Batalhão de Polícia de Eventos. Nossos praças e oficiais foram treinados para atuar de forma correta durante os jogos. Nossos comandantes e subcomandantes fazem questão de estar presentes nas partidas para orientar os militares, sanar qualquer tipo de pane e dar mais segurança ao trabalho dos guerreiros e guerreiras. E até aqui, nós temos conseguido garantir a tranquilidade esperada nas partidas e esperamos que continue assim", concluiu o comandante de Policiamento Regional, coronel Rodrigo Aleixo.