Em 2024, quase 400 mães tiveram seus bebês no Materno Infantil de Barcarena
Unidade é referência nos atendimentos de média e alta complexidade no Estado
A dona de casa Marta Borja Lima, de 35 anos, passou por momentos difíceis, até pegar nos braços sua filha Maylla Vitória. A mãe apresentou hipertensão e precisou ser transferida de uma unidade de saúde em Abaetetuba, para o Hospital Materno Infantil de Barcarena. “Tive de ser levada de ambulância. Aqui, fiquei internada para controlar os picos de pressão e, logo depois, veio a minha bebê. Tudo muito bom. Gostei da assistência, gostei de tudo”, comentou.
Assim como Marta, apenas nos primeiros quatro meses deste ano, 364 mães ganharam bebês no Hospital Materno-Infantil de Barcarena - Dra. Anna Turan (HMIB), localizado na região do Baixo Tocantins. A unidade atende urgência e emergência e é referência em alta e média complexidade nos cuidados de gestantes e de recém-nascidos.
A estudante Alana Brenda Pantoja, de 20 anos, também passou por um pico de pressão durante a gestação. “Em Moju, a unidade que procurei, disse que eu teria de procurar o HMIB. Ao chegar, fui logo internada e passei por uma série de exames e tive a consulta com vários especialista”, lembrou.
Diante do seu quadro clínico, a equipe orientou uma cesariana. “Aqui tive a Adila Brenda. Saber que estou em segurança com a minha filha e bem amparada, me deixa tranquila. A minha assistência e da minha filha foi cercada de cuidados”, agradeceu.
Estrutura
“O HMIB funciona todos os dias, 24h. Na unidade, contamos com profissionais especialistas para atender desde situações de baixo risco, até a alta complexidade. Contamos com uma infraestrutura completa e que possibilita, as nossas usuárias, se tornarem protagonistas desse momento único: que é o de trazer uma criança ao mundo”, destacou Alexandre Reis, diretor-executivo da unidade.
A unidade conta com cinco salas de partos, sendo duas equipadas com banheiras. O HMIB também é referência em partos humanizados. Massagens, banho de aspersão, bola de pilates, uso do cavalinho, musicoterapia, exercícios respiratórios e de relaxamento são algumas das técnicas usadas sem uso de anestesia farmacológica, oferecidas para mulheres que optam pela experiência do parto natural.
Distante 114 km de Belém, o HMIB é referência em média e alta complexidade para atendimento a gestantes e bebês em 10 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará e Oeiras do Pará, além de Ponta de Pedras, no Marajó.
Serviço: O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).