Arquivo Público do Pará e UFPA promovem palestra sobre a história indígena e do indigenismo na Amazônia
A atividade acontece na segunda (22) e discutirá as possibilidades de pesquisa na temática indígena a partir de documentações históricas
Na segunda-feira, 22, das 9h às 12h, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), e o Grupo de Pesquisa de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia (Hindia), da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), promovem a palestra: "A riqueza documental e as possibilidades de pesquisa em História Indígena e do Indigenismo na Amazônia a partir do Arquivo Público do Estado do Pará".
As pesquisadoras Sara Suliman e Lívia Maia, ambas doutorandas, serão as ministrantes do encontro. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral e vai ser realizada no salão de atendimento do Arquivo Público, situado na Travessa Campos Sales com 13 de Maio, 273, no bairro da Campina. O objetivo é apontar as possibilidades de pesquisa na temática indígena, em diferentes temporalidades e perspectivas conceituais, a partir da documentação presente em arquivos históricos.
Para o diretor do Arquivo Público do Estado do Pará, Leonardo Torii, a palestra tem como objetivo mostrar ao público geral a potencialidade da documentação do Arquivo Público em relação história indígena da Amazônia. "Períodos muito distantes, por exemplo, período colonial, uma das fontes documentais para se compreender essa história indígena do período são os documentos depositados aqui no Arquivo Público".
Os organizadores apontam que o evento ocorre em um período onde a pesquisa e compreensão da História Indígena no Brasil estão sendo ampliadas, destacando os povos indígenas como protagonistas da história. A demanda dos indígenas por maior reconhecimento histórico, político e social tem sido fundamental para moldar uma nova maneira de perceber e retratar esses grupos, tanto nos ambientes de pesquisa quanto educacionais.
A proposta é descortinar alguns caminhos de pesquisas que evidenciem o protagonismo e a pluralidade de experiências indígenas. Além disso, promover o diálogo entre as práticas de pesquisa e as abordagens sobre História Indígena em sala de aula, considerando para isso, além dos documentos históricos, alguns importantes instrumentos legislativos voltados ao campo da educação, como a Lei nº. 11. 645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio.
Serviço:
A riqueza documental e as possibilidades de pesquisa em História Indígena e do Indigenismo na Amazônia a partir do Arquivo Público do Estado do Pará
Data: 22/04/2024 (segunda-feira)
Horário: 9h às 12h
Palestrantes: Profª Doutoranda Sara Suliman (UEPA/CCSE/PPHIST) e a Prof.ª. *Doutoranda Lívia Maia (UFPA/FAHIS/SEDUC/PPHIST)
Local: Salão de Atendimento do Arquivo Público, Travessa Campos Sales com 13 de Maio, 273, Campina.
Texto: Amanda Engelke - Ascom/Secult