Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E DIVERSÃO

Estação Cultural de Icoaraci exibe filme 'A Bolsa ou a Vida' nesta sexta-feira (19)

Exibição será às 18h30, e faz parte do projeto IcoaraCine contemplado pela Lei Paulo Gustavo e organizado pelo coletivo Chibé. A entrada é gratuita.

Por Iego Rocha (SECULT)
19/04/2024 11h32

A Estação Cultural de Icoaraci às 18h30, desta sexta-feira (19), data que marca o Dia dos Povos Indígenas, exibe o filme “A Bolsa ou A Vida”, de Silvio Tendler. A ação faz parte do projeto IcoaraCine, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e organizado pelo coletivo Chibé, dentro da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, via Ministério da Cultura e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O documentário, que tem cerca de 1h30 de duração, explora questões socioeconômicas profundas em um futuro pós-pandemia de Covid-19. O filme foca na dicotomia entre a centralidade do "cassino financeiro" — uma metáfora para um mercado altamente especulativo e dominado por uma elite que acumula riqueza — e a busca por uma sociedade com qualidade de vida para todos, marcada por menor desigualdade.

Conhecido como “o cineasta dos sonhos interrompidos”, Silvio Tendler também questiona no filme a eficácia do Estado mínimo, uma ideologia que defende uma intervenção governamental muito limitada na economia e nos serviços sociais, especialmente em tempos de crise, como uma pandemia. Ele levanta questões sobre a viabilidade de uma sociedade que não garante direitos sociais e trabalhistas básicos e reflete sobre que tipo de modelo social desejamos para o futuro.

Além disso, o filme critica o neoliberalismo, um sistema que enfatiza a livre iniciativa e o mercado como principais reguladores da atividade econômica e social, argumentando que ele é incompatível com um projeto humanista de sociedade que valoriza o bem-estar coletivo e a justiça social. Esse enredo serve como uma provocação para o público refletir sobre as escolhas políticas e econômicas que definem nossa vida coletiva e individual.

IcoraCine - O projeto IcoraCine busca utilizar o cinema e o audiovisual como ferramentas de ativismo, celebração e resistência cultural em Icoaraci. A proposta é o cineclube para além das simples exibições de filmes, explorando temas como justiça climática, educomunicação, artivismo e direitos humanos. O objetivo é criar e fortalecer tecnologias coletivas que defendam o território e celebrem as memórias ancestrais através de espaços de compartilhamento de conhecimentos e emoções.

O projeto é financiado pelo Edital de Fomento ao Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, na categoria Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes, e busca ampliar a influência do cinema dentro da comunidade local, promovendo o engajamento e a reflexão crítica. O Chibé é um espaço cultural e biblioteca comunitária de Icoaraci, localizada na rua Coronel Juvêncio Sarmento, 733, entre São Roque e Lopo de Castro.

Serviço:

IcoaraCine apresenta o filme "A bolsa ou a vida", com entrada gratuita

Direção: Silvio Tendler

Classificação: Livre

Data: 19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Hora: 18h30

Local: Estação Cultural de Icoaraci - R. Padre Júlio Maria, 937-995 - Cruzeiro, Icoaraci, Belém.

Texto de Amanda Engelke / Ascom Secult