Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APROVAÇÃO POPULAR

Folia segura no segundo fim de semana do pré-carnaval na Cidade Velha

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/01/2018 00h00

O segundo final de semana de pré-carnaval nas ruas da Cidade Velha foi marcado pela segurança e muita diversão dos foliões, na tarde deste sábado (13). As medidas adotadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para garantir a tranquilidade de brincantes e também dos moradores do bairro começaram a ser tomadas no último final de semana, durante a abertura do pré-carnaval, nas passagens dos blocos “Kalango” e “Largadinho do Mormaço”

“Neste ano criamos 12 postos de controle de acesso, nos quais é feita a revista de pessoas e uma rigorosa fiscalização das embalagens de bebidas. Neste sábado, adotamos também uma estratégia específica para reprimir a presença dos carros som na Avenida Almirante Tamandaré após o evento”, pontuou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel PM André Cunha.

Durante todos os finais de semana deste pré-carnaval, que vai até o dia 4 de fevereiro, os blocos não podem ultrapassar o horário das 18 horas. Doze pontos de triagem e cinco plataformas de observação instaladas ao longo do percurso dos brincantes reforçam a atuação dos agentes de segurança em uma ação integrada.

As medidas de prevenção adotadas neste sábado contaram com a atuação de 372 homens: 131 policiais militares, 32 bombeiros, 20 agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), 21 fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon), 10 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), 10 policiais civis e 10 técnicos da Defesa Civil.

Foliões tranquilos - O aumento no número de banheiros químicos (de 40 para quase 100) foi uma das medidas tomadas pelos órgãos de segurança pública mais destacadas pelos foliões. “No final de semana passado, assisti ao Carnaval da sacada de um amigo e fiquei impressionado com a tranqüilidade das pessoas. Não percebi nenhuma briga e o policiamento foi rigoroso no controle de acesso das pessoas. Há que se parabenizar o esquema de segurança”, disse o advogado Igor Miranda, enquanto se preparava para seguir atrás do bloco “Kalango”.

Morando há quase um ano na Cidade Velha, a estudante Nicole Fayal, 16 anos, está curtindo seu primeiro carnaval de rua. Ela não se contentou em apreciar a passagem do bloco da sacada de sua casa, junto à família, e decidiu descer para sambar pertinho do público. “Nunca pensei que fosse tão bacana e seguro o Carnaval daqui. O policiamento está super organizado”, elogiou.

Organização - A integração dos órgãos de Segurança Pública do Estado foi também destacada pelo presidente da Liga dos Blocos do Carnaval da Cidade Velha, Fabiano Scherer. “Essa segurança efetiva proporcionada por eles encontra eco principalmente entre os moradores do bairro, que não cansam de elogiar o nosso Carnaval, e isso é muito gratificante para nós, que organizamos esse evento.”

Carnaval família - Há três anos puxando o trio elétrico do bloco “Kalango” no pré-carnaval em Belém, o cantor baiano Ricardo Chaves resolveu inovar. Da sacada de uma das casas ele levou a multidão ao delírio, cantando alguns de seus maiores sucessos e vendo o bloco passar bem de perto. “Esta foi uma ideia minha, para ficar mais perto do público, e sentir o clima familiar deste Carnaval em Belém”.

A dona da casa onde Ricardo Chaves cantou era só orgulho. “É uma honra ter em minha casa um cantor que arrasta multidões há tantos anos. Ele abrilhantou ainda mais o nosso já tradicional, e agora mais seguro, Carnaval”, disse a aposentada Maria de Fátima Bastos, 62 anos.