EGPA leva palestra para quase 500 servidores em evento de inovação no Maranhão
Equipe da Escola de Governança Pública do Pará participa até esta quarta-feira (3) de evento sobre aplicação das novas tecnologias na área pública
Entre os dias 1º e 3 de abril, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) representou o Estado em um dos maiores eventos de inovação no serviço público do país, o Convergência, programação organizada pela Conexão Inovação Pública com o objetivo de proporcionar um espaço de trocas de experiências e conexões entre pessoas interessadas no tema. Este ano, o encontro foi realizado no Maranhão e contou com mais de 1800 participantes em todas as atividades.
“Eu considero o evento como o epicentro da inovação no setor público brasileiro. No cenário dinâmico do serviço público brasileiro, a inovação emerge como uma ferramenta essencial para promover eficiência, transparência e qualidade no atendimento às demandas da sociedade”, explica o coordenador do Laboratório de Inovação da EGPA, Reinan Abreu.
Realizado anualmente, o Convergência reúne servidores públicos das diferentes esferas governamentais, bem como profissionais e pesquisadores interessados em promover a transformação e a modernização do serviço público brasileiro. O evento oferece um espaço único de trocas de experiências, debates e conexões, permitindo que os participantes compartilhem boas práticas, discutam desafios comuns e identifiquem oportunidades de colaboração.
O servidor da Escola, Reinan Abreu, levou à programação duas palestras, com os temas “Inovação e eficiência no setor público: o papel das Escolas de Governança no Brasil" e “Inovação e eficiência no setor público via laboratórios de inovação: o papel das Escolas de Governança no Brasil”. Quase 500 servidores públicos de diferentes locais do país participaram das apresentações.
“As palestras buscaram inspirar e capacitar profissionais e gestores públicos a adotarem práticas inovadoras e eficientes, com destaque para a importância e o papel das escolas de governança nesse processo. Além disso, buscamos também fortalecer a rede de laboratórios em consonância com as escolas de governança de todo o Brasil”, destaca Reinan.
O Laboratório de Inovação da EGPA (LabInov EGPA) foi criado em 2019 e compõe uma rede de 25 laboratórios no Brasil. É uma iniciativa projetada para criar condições favoráveis para ações inovadoras no Governo do Pará, através do estabelecimento de um ambiente criativo e colaborativo.
“É fundamental que o Governo do Pará esteja presente, por meio da Escola de Governança, em eventos como o Convergência, uma ação consolidada no país e um importante catalisador de transformações positivas no cenário do serviço público brasileiro. Além de uma vitrine para o que o Estado tem feito na inovação no serviço público”, afirma o diretor geral da EGPA, Helvio Arruda.