Setur trabalha na estruturação turística do município de Igarapé- Açu, nordeste paraense
Estar no Mapa do Turismo Brasileiro é uma vitrine para o município, uma vez que aumenta sua visibilidade e atrai mais visitantes e investimentos para a região
Situado na região nordeste do Estado do Pará, o município de Igarapé-Açu tem um papel importante na Região Turística do Guamá. A história da cidade remonta aos migrantes nordestinos que chegaram à região, provenientes dos projetos de colonização agrícola à ocupação do corredor logístico e a construção da Estrada de Ferro Belém-Bragança, marcos que moldaram a identidade e o desenvolvimento da região ao longo dos anos.
Um dos pontos-chave para o desenvolvimento do turismo no município de Igarapé-Açu é a atualização do Inventário da Oferta Turística pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O inventário permite não somente a identificação dos atrativos turísticos locais, mas também a análise da infraestrutura disponível, dos serviços turísticos e da capacidade de recepção de visitantes. Conforme as informações, é possível planejar e desenvolver estratégias para potencializar o turismo na região, garantindo sua sustentabilidade e qualidade.
O município também se beneficia do Programa de Regionalização do Turismo, uma iniciativa que visa integrar os municípios em regiões turísticas, fortalecendo a economia local e promovendo a diversidade cultural brasileira. A participação no Programa de Regionalização do Turismo é fundamental para que Igarapé-Açu possa acessar recursos e apoio técnico para desenvolver seu potencial turístico de forma estruturada e planejada.
Segundo o turismólogo da Setur, Cleber Gomes, que esteve em visita técnica no município, o desenvolvimento do trabalho é de médio a longo prazo. "Esse trabalho é realizado no âmbito de apoio à gestão municipal do turismo, tanto para atualização e inclusão de municípios no Mapa do Turismo como de atendimento de Programa de Regionalização do Turismo. O resultado dessas atividades é a criação do Conselho Municipal de Turismo de Igarapé-Açu e a futura inclusão do município no Mapa", explicou.
Para entrar no Mapa do Turismo Brasileiro, Igarapé-Açu deve atender a critérios específicos, que considera aspectos como a existência de um Conselho Municipal de Turismo atuante, a elaboração de um Plano Diretor de Turismo e a oferta de serviços turísticos de qualidade. Estar no Mapa do Turismo Brasileiro é uma vitrine para o município, aumentando sua visibilidade e atraindo mais visitantes e investimentos para a região.
A Lei do Conselho Municipal de Turismo é uma ferramenta importante para a gestão e o desenvolvimento do turismo em Igarapé-Açu. O Conselho é responsável por elaborar políticas públicas, promover a integração entre os setores público e privado e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados ao turismo. Sua atuação é fundamental para garantir um turismo sustentável e inclusivo, que beneficie toda a comunidade local.
Para auxiliar na gestão e promoção do turismo, o município pode contar com o Sismapa, uma ferramenta do Ministério do Turismo que permite o cadastramento e atualização de informações sobre a oferta turística local. "Essa ferramenta é essencial para garantir a visibilidade de Igarapé-Açu no cenário turístico nacional e internacional. Estiveram presentes empresários do setor de balneários como Eco Park São Joaquim e do Balneário Refúgio, além de sociedade civil organizada, outros empresários e equipe da gestão municipal", afirma Cleber.
A estruturação de Igarapé-Açu como destino turístico envolve uma série de ações e iniciativas que visam potencializar seus atrativos, fortalecer a economia local e promover a sustentabilidade do setor, podendo se consolidar como um destino turístico de destaque no nordeste paraense.