Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Usinas da Paz iniciam programações de Páscoa 

Por Matheus Rocha (SEAC)
27/03/2024 20h24

As Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém iniciaram, nesta quarta-feira (27), a realização de programações de Páscoa para moradores das comunidades atendidas. As ações envolveram crianças e adultos, que participaram de atividades como caça a ovos de chocolate e apresentações teatrais. 

Na UsiPaz Cabanagem, em Belém, o público lotou o teatro para acompanhar a apresentação teatral da “Paixão de Cristo”, encenada por crianças atendidas no complexo. De acordo com o professor Marcos Oliveira, coordenador da biblioteca da Usina, o objetivo foi levar os alunos para o palco e torná-los parte fundamental da programação. “Esse ano decidimos trabalhar com o público infantil atendido pela Usina. Ensaiamos aproximadamente duas semanas e meia e deu tudo certo!” comemorou. 

A dona de casa Mariana Cláudia e a filha Carla Leide foram prestigiar a apresentação teatral. “Nós nunca tivemos isso aqui no bairro. A Páscoa é uma época que nos chama atenção e uma programação como essa é muito importante pra todos nós”, afirmou Mariana. “Eu amo teatro e tenho sonho de aprender a atuar. Pretendo um dia me apresentar igual a eles” complementou Carla. 

CAÇA AOS OVOS - Ainda na Usina da Paz Cabanagem, crianças e adolescentes participaram de uma caça a ovos de chocolate. Apesar da chuva, a animação tomou conta da procura pelos 200 ovos escondidos na Usina. 

De acordo com a coordenadora da UsiPaz Cabanagem, Ivanilda Vieira, os ovos foram produzidos pelos na própria Usina, por alunos e professores do curso de gastronomia.

“Este é o terceiro ano que estamos realizando esse evento. É importante que possamos proporcionar esse momento para que as crianças e jovens, que muitas vezes não tem essa oportunidade fora da Usina, possam viver a Páscoa de uma maneira mais bonita e tranquila.” concluiu a coordenadora. 

MARITUBA - Na Usina da Paz Antônia Corrêa, município de Marituba, crianças atendidas também participaram da encenação teatral “Paixão de Cristo”. O evento reuniu pais e responsáveis na biblioteca do complexo. A programação vai ter sequência na próxima sexta-feira (5), com atividades como caça a ovos de chocolate, oficinas de pintura e exibição de filmes. 

O secretário de Estado de Cidadania, Igor Normando, reforça que as demais Usinas em funcionamento também vão realizar as suas programações. "O objetivo das Usinas é justamente ser um espaço que garanta lazer para a comunidade e possibilite que as pessoas possam celebrar momentos importantes, como a Páscoa, com conforto e segurança. Ao longo dos próximos dias, mais programações serão realizadas para atender o maior público possível."