Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DE ALEGRIA

Medicilândia ganha novo Mercado Municipal do Governo do Estado

O novo espaço tem 38 boxes e três áreas para a implantação de peixaria e açougue, além de um local de carga e descarga, banheiros e rampa de acesso

Por Gustavo Pêna (SEOP)
22/03/2024 16h12

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáA população do município de Medicilândia, na Região de Integração do Xingu, recebeu nesta sexta-feira, 22, do Governo do Estado a obra do Mercado Municipal. Com uma área construída de 1.845,19 m², o novo aparelho público vai contribuir para o crescimento da comercialização dos produtos rurais, gerando emprego e renda.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

"Hoje nós estamos aqui entregando o Mercado Municipal. Tudo o que digo lá fora, quando eu falo sobre floresta, vocês estão praticando aqui no município de Medicilândia. A bioeconomia, o cultivo do cacau, o sistema agroflorestal, a produção com preservação, a verticalização, produzindo cacau, tirando a massa do cacau, fazendo a amêndoa virar um produto final. Orgulho de uma amêndoa daqui sendo a melhor do mundo", destacou o governador do Estado, Helder Barbalho, à população que recebeu o chefe do Executivo Estadual em festa.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Apesar de ser um município que tem a sua economia predominante na agricultura, Medicilândia ainda não contava com um Mercado Municipal com a estrutura adequada para a comercialização de produtos alimentícios. O novo espaço contempla 38 boxes e três áreas para a implantação de peixaria e açougue, além de um local de carga e descarga, banheiros e rampa de acesso.

Com o investimento de R$ 1.939.411,65 milhão, administrados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), o projeto visou a melhoria das acomodações para os comerciantes e clientes, onde os boxes foram distribuídos em blocos, de acordo com a setorização de uso. Também foram feitas a implantação de sistema de esgoto, águas pluviais, rede elétrica, construção em concreto e telhado que prioriza a ventilação natural.

Eliel José - peixeiroEliel José - peixeiroFoto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáCom a melhoria dos espaços de trabalho, o permissionário Eliel José, que trabalha há 12 anos com pescado, agradeceu pela nova estrutura e fala da expectativa para o aumento das suas vendas. "Isso é um sonho da gente de muitos anos. A área que o governador está passando para os peixeiros é maravilhosa, tem muito espaço, é amplo. Então, acho que a gente vai poder agradar a população. Isso aí foi uma vitória muito grande para nós. Se antes eu vendia um, agora vou vender três", avaliou.

Maria Tereza Barros, feiranteMaria Tereza Barros, feiranteFoto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáJá para dona Maria Tereza Barros, que há 16 anos vive do trabalho na feira, o novo mercado trará qualidade de atendimento e higiene. "Vai ser bem melhor, uma coisa mais ampla. Estávamos em um local fechado, sujo demais. Agora vai ser bem melhor" destacou.

Produtos mais acessíveis - Com a construção do Mercado Municipal, os agricultores familiares serão inseridos no processo de comercialização direto com os feirantes, fazendo a cadeia de comercialização hortifrutigranjeira não ter mais a interferência de intermediários, ou seja, produtos de qualidade a preços baixos.

Cleidson Ribeiro, feiranteCleidson Ribeiro, feiranteFoto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáCom o espaço adequado, os permissionários podem aumentar a variedade de produtos comercializados com preços mais baratos para a população, como é o caso do feirante Cleidson Ferreira Ribeira, que há nove anos trabalha com a venda de hortifrúti. "A expectativa é grande, porque aqui, no espaço que temos, é fechado e lá, no novo mercado, é um ambiente que além de novo, é amplo e o pessoal vai chegar em um ambiente mais agradável. Com isso vamos mudar o modelo, com variedade para as pessoas terem mais opção para comprar verdura, maçã, uva e outras frutas. Lá é mais fresquinho, mais iluminado. Aqui é muito quente e murcha as verduras", disse.

Feira volante - A área de carga e descarga será utilizada uma vez por semana para a feira dos produtores rurais, levando à exposição e comercialização com preços mais acessíveis. O apoio à agricultura é uma das opções mais viáveis para se ampliar a geração de empregos e renda. O novo Mercado Municipal entregue pelo Governo do Pará atende tanto os feirantes quanto às famílias das diversas comunidades rurais que compõem a população medicilandense.

Texto de Lucas Rocha - Ascom SEOP