Guia alimentar adaptado do HRPM garante acesso à informação para usuários analfabetos
No intuito de transmitir conhecimento de maneira acessível, garantindo o acesso à informação e promover a inclusão de indivíduos que possuem limitações na leitura e na escrita, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), situado em Breves, na Ilha do Marajó, por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), criou um manual de atendimento nutricional adaptado aos usuários dialíticos da unidade.
O manual, idealizado pela nutricionista clínica Jéssica Santana, é composto por imagens e sinaliza, por meio de símbolos, a dieta dos usuários renais. Renata Feio, responsável técnica (RT) do SND, explica que o material foi criado com o objetivo de transmitir a educação nutricional para pessoas analfabetas e que ele contém informações sobre os alimentos proibidos e alimentos permitidos na dietoterapia do paciente dialítico.
“O manual contém imagens que permitem a compreensão do usuário e acompanhante. Essas informações são repassadas pela equipe de Nutrição Clínica do HRPM. O material foi desenvolvido para colaborar com a qualidade de vida das pessoas com analfabetismo e melhorar o entendimento delas, por meio de imagens e fotos dos alimentos”, pontuou a nutricionista.
Aprovação – O empreendedor Alexandre Souza, de 22 anos, aprovou a iniciativa da unidade hospitalar, enfatizando que é fundamental para que o analfabetismo não seja um entrave para a continuidade do tratamento, além disso, ele comenta sobre o atendimento pelo SND no Centro de Hemodiálise do HRPM.
“O projeto do manual para quem não sabe ler é muito importante, pois, se não existisse, seria difícil para esses pacientes manterem a rotina saudável com a alimentação. As profissionais nos cobram bastante o cuidado com nossa saúde, nosso peso. Sempre questionam sobre os alimentos que estamos consumindo, se estamos mantendo boas práticas de saúde e sempre orientam a gente sobre o que temos que adotar em nossa dieta. As nutricionistas sempre esclarecem as nossas dúvidas, o que nos deixa mais confiantes”, disse Souza.
Dados - De janeiro a dezembro de 2023, o Centro de Hemodiálise da unidade propiciou quase 5.200 sessões para a população marajoara. Desde o início do Serviço de Hemodiálise, em 2021, até dezembro do ano passado, o Hospital Regional Público do Marajó realizou mais de 10.300 sessões.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM