Natea da Poli de Tucuruí garante atendimento qualificado para pessoas com autismo e seus familiares
O primeiro acesso ao serviço deve ser feito pelos municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional, que devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial
A evolução da Eloá Sophia, de 3 anos, desde que iniciou atendimento no Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, é comemorada pela sua mãe Marleude Moura. Ela acompanha a filha e faz questão de celebrar cada conquista da criança.
“Minha filha evoluiu bastante. Ela tinha receio e medo das outras crianças, mas depois começou a se envolver e engajar nas terapias. Hoje em dia não tem mais resistência com as outras pessoas, e já brinca. Ainda tem algumas dificuldades de se expressar, mas está evoluindo. Estamos no segundo ano de Natea e devido as comorbidades dela, a trajetória é longa e lenta, mas já notamos evoluções”, disse.
A coordenadora do Natea da Policlínica, Katya Barros, reforça que os Nateas são dispositivos de saúde que oferecem atendimento qualificado para pessoas com autismo e seus familiares e destaca o suporte que é oferecido para as pessoas da região.
“Aqui na Policlínica temos um fluxo bem definido e uma equipe de profissionais preparada para esse tipo de atendimento, sendo composta por psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico, terapeuta educacional, enfermeiro e assistente social para atender de forma segura e humanizada os usuários que são encaminhados para a nossa unidade”, enfatizou.
Fluxo - Para ter acesso ao atendimento pela primeira vez, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial, direcionada à especialidade identificada como Pediatria – Natea, que é a especialidade definida como porta de entrada do serviço e atende exclusivamente a demanda do público do Natea e coordena o fluxo de encaminhamentos internos de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.
O Natea é um serviço especializado semi-intensivo, que prevê atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de transtorno do espectro autista (TEA) a partir dos 2 anos de idade, que conste no laudo médico o CID F.84 ou CID 6A02, que estejam clinicamente estáveis e possuam retaguarda social ou familiar.
Serviço - “A Policlínica Lago de Tucuruí é referência em saúde para os moradores dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí - Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. O nosso Núcleo oferta terapia, avaliação e triagem para pacientes com diagnóstico confirmado ou ainda em investigação do transtorno”, ressaltou a diretoria executiva da Policlínica Paula Narjara.
O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. A unidade fica na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e o funcionamento é realizado 100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).