Governador recebe diretoria do Instituto Brasileiro de Mineração
O desafio da mineração sustentável na Amazônia esteve em pauta durante encontro entre o governador Simão Jatene e o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Walter B. Alvarenga. O encontro foi na manhã desta segunda-feira (5), no Palácio do Governo, em Belém, e contou com a presença de secretários do Estado e diretores do Instituto.
O tema estará em destaque durante a 5ª edição da Exposibram Amazônia, maior evento de mineração do Norte do País. Os detalhes do evento, que funciona como uma grande vitrine de negócios e informações sobre o setor na região, foram apresentados pelos gestores, que ressaltaram a importância da discussão para a geração de oportunidades de negócios, emprego e renda, por meio da indústria da mineração sustentável.
“Não dá para minerar sem pensar na sustentabilidade. Temos cada vez mais a clareza de que mineração e sustentabilidade têm que andar juntas. Discutir essa temática é de grande importância, principalmente quando falamos de Amazônia”, afirmou o presidente do Instituto, Walter Alvarenga.
A mineração é responsável por 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e representa 11,6% das exportações no País, empregando cerca 185 mil trabalhadores.
A cerimônia de lançamento da Exposibram Amazônia será no dia 22 de fevereiro, na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). A feira será realizada entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e deve reunir executivos de mineradoras, autoridades dos poderes Legislativo e Executivo, além de representantes de associações empresariais de países que têm forte economia mineral.
Paralelo ao evento também será realizada a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o Congresso de Mineração da Amazônia. A expectativa é que mais de quatro mil pessoas participem de toda programação, que ainda contará com a participação de cerca de 150 estandes com representantes não só de mineradoras, mas de toda a cadeia produtiva e segmentos que agregam o setor.