Programação variada celebra aniversário de 140 anos do Theatro da Paz
A Amazônia Jazz Band apresenta, na próxima quinta-feira (15), às 20h, o concerto “Celebrando Theatro da Paz e Waldemar Henrique”, com a regência do maestro Nelson Neves e a cantora Simone Almeida, como convidada especial, para comemorar o aniversário de 140 anos do teatro e 113 anos do maestro paraense – que nasceu na mesma data de fundação da casa. A entrada é gratuita.
O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Academia Paraense de Música (APM). Os ingressos podem ser retirados a partir das 9h da próxima quarta-feira (14), na bilheteria do teatro e no site www.ticketfacil.com.br (limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência de R$ 2 cada).
O maestro explica que será um concerto bastante eclético, com músicas do próprio Waldemar e outras que celebrem a importância do Theatro da Paz, e que marca a abertura da Temporada 2018 da jazz band. No repertório, músicas como “Foi Boto, Sinhá!”, “Maracatu”, “Uirapuru”, “Minha Terra e Boi Bumbá”, com arranjos especiais de Tynnoko Costa, além de ‘The Phat Pack’, de Gordon Goodwin; Baião de Lacan, de autoria de Guinga e Aldir Blanc, com arranjo de Nailor Azevedo “Proveta”; e um pout-pourri de Trem da Onze, Disparada, Cidade Maravilhosa, com arranjos do próprio Nelson Neves.
“Sempre é um prazer homenagear o nosso templo das artes dos paraenses e, sobretudo, o maestro Waldemar Henrique, tão querido por toda classe de músicos, não só daqui, mas de todo o Brasil. É um privilégio a AJB participar dessa homenagem. Escolhi as músicas mais conhecidas dele, que foram significativas na carreira de compositor. E para celebrar o teatro, vamos apresentar uma canção do tempo de ouro dos musicais americanos, com ‘The Phat Pack’, feita para homenagear Frank Sinatra, Sammy Davis Jr e Dean Martin”, comenta Nelson Neves.
Para a cantora Simone Almeida, natural de Igarapé-Mirim e que tem em sua trajetória a marca de sons e timbres amazônicos, o concerto é uma marca na sua carreira. “Estou me sentindo muito honrada com esse convite. Canto as canções do maestro desde que comecei a cantar em coral, há mais de 10 anos, onde pude conhecer melhor as suas obras. E quando comecei meu trabalho solo, mantive as composições nos shows”, diz a cantora.
Serviço: Concerto “Celebrando Theatro da Paz e Waldemar Henrique” – Amazônia Jazz Band. Dia 15 de fevereiro, às 20h, no Theatro da Paz (Avenida da Paz, s/n). Entrada franca. Os ingressos podem ser retirados a partir das 9h do dia 14/02, na bilheteria do teatro e no site www.ticketfacil.com.br (limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência de R$ 2 cada).
Programa:
Foi Boto Sinha!, de Waldemar Henrique – Arranjo: Tynnoko Costa
The Phat Pack, de Gordon Goodwin
Suave Spleen, de Waldemar Henrique – Arranjo: Mateus Araújo
Maracatu, de Waldemar Henrique – Arranjo: Tinnoko Costa
Ponteio, de Edu Lobo/Capinan- Arr. Eric Richards
*Uirapurú, de Waldemar Henrique – Arranjo: Nelson Neves
*Minha Terra, de Waldemar Henrique – Arranjo: Tinnoko Costa
*Coco Penerue, de Waldemar Henrique – Arranjo: Alcir Meireles
*Boi Bumba, de Waldemar Henrique – Arranjo: Tinnoko Costa
Baião de Lacan, de Guinga / Aldir Blanc – Arranjo: Nailor Azevedo
Proveta, Trem da Onze, Disparada, Cidade Maravilhosa, Pot-Pourri – Arranjo: Nelson Neves
Visitas guiadas vão surpreender o público em um dos mais importantes teatros do país
O Theatro da Paz comemora seus 140 anos, este mês, trazendo em sua programação o projeto “Portas Abertas”, que recebe o público para visitas guiadas, de forma espontânea e gratuita. A programação inicia, pela manhã, no dia 15 de fevereiro, e segue até dia 27. Serão onze dias de visitação em suas instalações, de terça a sexta-feira, nos horários de 09h, 10h, 11h, 12h e 14h, 15h, 16h, 17h, aos sábados às 09h, 10h, 11h, 12h e aos domingos, às 09h, 10h e 11h.
Durante o projeto “Portas Abertas”, o público pode chegar e retirar sua senha de participação, sem necessidade de agendamento. Os bilhetes de entrada deverão ser adquiridos no dia escolhido para a visitação, no hall de entrada da Bilheteria do Theatro da Paz, sob orientação dos servidores da bilheteria e dos monitores das visitas, responsáveis pela realização das visitas guiadas. Cada visita guiada atenderá grupos de até 80 visitantes de cada vez.
Contação de História mergulha na Bélle Époque
E para encerrar o mês comemorativo de aniversário, no dia 28 de fevereiro, o Theatro da Paz retoma o projeto Contação de História, uma forma inovadora de se apresentar ao público infantil, mostrando facetas de seu esplendor arquitetônico, de sua história e das curiosidades que fazem desse templo cultural um dos mais bonitos do Brasil.
A visita conta com intervenções da atriz e arte-educadora Karla Pessoa que, num figurino de época e numa linguagem própria, apresentará a história do majestoso Theatro da Paz, por meio de uma explanação lúdica de conteúdo e conhecimentos, com contação de histórias, de forma a prender a atenção das crianças e seus professores, de forma prazerosa.
As visitas são gratuitas e destinadas aos alunos de 07 a 12 anos matriculados nas escolas públicas paraenses. No dia 28, já estão confirmadas as crianças do ProPaz, E.E. Ida de Oliveira, E.M. Maria Stellina Valmont e E.M. Republica de Portugal. O projeto acontecerá regularmente, uma vez por mês, no horário das 10h às 11h.
AGENDA / PROJETO PORTAS ABERTAS
Visitações gratuitas de 15 a 27 de fevereiro, com distribuição de senhas na bilheteria do Theatro da Paz
Informações: 4009-8769 / 4009-8758 /4009-8759
De 3ª a 6ª feira: 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h
Aos sábados: 9h, 10h, 11h e 12h
Aos domingos: 9h, 10h e 11h
AGENDA/ PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Cronograma 1º semestre de 2018 - (de 10 às 11 h)
28 de fevereiro - 21 de março
25 de abril - 23 de maio - 18 de junho
Público atendido: Crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino.
Lotação: 100 pessoas. Duração: 50 minutos
Serviço: Mais informações com Paloma Carvalho (coordenadora de Projeto/Theatro da Paz): 98726-4932 / 98033-2162 (WhatsApp) e com Luciana Medeiros (Ascom TP/Portas Abertas e Contação de História): 3088-5858 / 98134-7719 (WhatsApp)
Texto: Luciana Medeiros e Dominik Giusti