Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap formaliza parceria com OAB e expande parlatórios virtuais por todo o Pará

Iniciativa garante o exercício da atividade da advocacia com segurança e cumpre as prerrogativas dos profissionais de todas as subseções da OAB

Por Caroline Rocha (SEAP)
01/02/2024 10h51

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Seção Pará, assinaram na última terça-feira (30), um termo de cooperação para a expansão dos parlatórios virtuais para todas as subseções da OAB no Estado, os próximos municípios contemplados serão Redenção, Xinguara e Parauapebas. 

Segundo o titular da Seap, Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, o advogado é uma peça fundamental na execução penal. “É imprescindível garantirmos o exercício da atividade da advocacia com segurança, bem como, com o fiel cumprimento às prerrogativas desses profissionais”, afirma.

Os parlatórios virtuais são equipados com computador, webcam e aparelho de som, que possibilitam a conexão dos advogados com seus clientes, em qualquer unidade penal do Estado. Há segurança e comodidade para entrevistas virtuais e reservadas, sem que o advogado precise se deslocar até a unidade penal.

Atualmente, a secretaria investe na capacitação constante de seus servidores para aprimorar o atendimento aos advogados, que contam com seis cabines climatizadas no Parlatório Virtual, em Belém, e também na Subseção da OAB em Marabá, OAB/Barcarena e OAB/Altamira. Além da realização do Curso de Prerrogativas, para os novos Policiais Penais e servidores que atuam na área administrativa.

“A Seap oferece aos advogados a possibilidade de conversar com os custodiados de forma presencial e virtual, por meio de agendamento eletrônico no Sistema Planner, gerenciado pela própria Secretaria, que atualmente conta com 7.737 advogados inscritos. Em 2022, foram registrados mais de 76 mil agendamentos, sendo 9.170 virtuais”, finaliza Lucas Bellard, diretor de Execução Criminal da Seap.

Texto de Yasmin Cavalcante / NCS Seap