Governo do Estado garante obras de saneamento para os Canais da Vileta, Timbó, União e Leal Martins
Mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas com as obras, nos bairro do Marco, Canudos, Terra Firma e Guamá
A reconstrução de canais em Belém traz benefícios para as áreas urbanas e para o meio ambiente, além de ajudar no controle de inundações e na melhora da qualidade de vida. Com esta perspectiva, o governo do Estado assinou a ordem de serviço para as obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba – que vai beneficiar os Canais da Vileta, Timbó, União e Leal Martins.
“Essa obra será responsável pela transformação de toda essa comunidade. Vamos assegurar que não haja mais alagamento, dando espaço a urbanização dos canais e ao asfalto nas ruas. Aqui o Estado vai garantir que as obras do Tucunduba mudem a realidade. Essa é a maior intervenção de macrodrenagem da história de Belém, alcançando 300 mil pessoas diretamente.", festejou o governador Helder Barbalho.
As obras de macrodrenagem nos canais vão beneficiar cerca de 300 mil pessoas nos bairros da Terra Firme, Guamá, Canudos e Marco, melhorando a qualidade de vida dos moradores e a mobilidade urbana da capital paraense.
Wladimi dos SantosVladimir dos Santos, que mora há 42 anos nas margens do canal da Vileta, lembrou de como iniciou o canal e descartou os investimentos do governo do Estado na melhoria urbana. “Na época, isso aqui era estiva, não tinha nem pontes, o primeiro canal que foi, era arrodeado de tábua. Se não fosse esse governo agora fazer muitas coisas, não estaria assim. Hoje em dia quando chove não enche mais, graças a bom Deus. Muita gente vendeu a casa por conta das enchentes. Agora, ninguém quer mais sair”, contou o morador.
Ao todo, os canais possuem 1.181,00 metros de extensão, e receberão investimentos de saneamento no valor de R$168.070.186,62. No local, serão executados os serviços de revestimento em placas de concreto, rede de abastecimento de água, passarela, duas pontes, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo e urbanização de praça e academia ao ar livre.
Com as obras será feita a melhoria dos sistemas de drenagem, que vai reduzir o risco de inundações em áreas urbanas. “Vai melhorar pra gente aqui, não vai encher mais o canal. Era muito horrível quando enchia, não conseguia passar com o carro pra cá. Espero que a obra seja boa para a gente”, contou o senhor José de Rosário Cruz, mora no local há mais de 10 anos e já comemora a reconstrução dos canais.
Mais infraestrutura - Nesta semana, o governo do Estado já assinou a ordem de serviço para as obras de saneamento dos canais da Cipriano Santos, do Mártir e do Murutucu, mais de R$ 300 milhões em investimento do governo estadual.
Desde 2019, o Governo do Estado iniciou as obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, já beneficiaram mais de 2,5 quilômetros de canais, que receberam serviços de infraestrutura e saneamento básico - e já foram entregues para a população, com pontes, passarelas, quadras poliesportivas, urbanização viária com praças, playgrounds e academias ao ar-livre e o aterramento de quintais ao longo de toda Bacia do Tucunduba.
Texto: Lucas Rocha - Ascom/Seop