COP 30 e tecnologia na gestão ambiental são temas de encontro com a embaixada da Finlândia
A reunião tratou de oportunidades que a relação entre o Pará e o país europeu poderá trazer, especialmente na área de tecnologia
A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, e uma comitiva de representantes de grandes empresas globais, reuniu-se nesta terça-feira (30), com secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida. A reunião discutiu apoio e oportunidades de investimentos estratégicos para a gestão ambiental do Pará, com foco na COP 30, que será realizada na capital paraense, em 2025.
A reunião, que contou com a participação do secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão, e da Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda, tratou de oportunidades que a relação entre o Pará e o país europeu poderá trazer, especialmente na área de tecnologia.
Segundo o titular da Semas, o objetivo do estado do Pará é ampliar investimentos com parceiros estratégicos, movimento que vem se consolidando nos últimos anos.
“O Pará vem conquistando um espaço cada vez maior no cenário internacional, seja por conta da COP 30, seja pela sua inovação nas políticas públicas na área ambiental, portanto, esse contato com a Finlândia é mais uma oportunidade para estreitarmos relações, com interesse em investimentos sobretudo na questão do manejo florestal sustentável”, disse Mauro O’de Almeida.
Ainda de acordo com o secretário, a Semas já instala em seus veículos de fiscalização ambiental o sistema starlink (que fornece internet de alta potência, via satélite, mesmo em regiões mais remotas) e objetivo é agregar cada vez mais tecnologia a essa atividade.
“Seremos pioneiros ao usar starlink na fiscalização ambiental, dessa forma fazendo com que não percamos o timing, que nessa atividade é essencial, portanto esse contato com a Finlândia e com essas empresas, com foco em transformação digital e apoio na área de tecnologia, é muito importante para podermos ir cada vez mais longe”, informou.
A embaixadora Johanna Karanko disse que a cooperação poderá facilitar a conexão entre o Pará e as empresas. “Podemos facilitar esse contato, especialmente no caso do manejo florestal. A maioria dos finlandeses é proprietário de floresta e a maioria são mulheres, portanto esse é um tema importante para nós”, frisou.
Na ocasião, a embaixadora informou que o Brasil irá sediar o World Circular Economy Forum em 2025, sendo esta a primeira vez que o evento internacional ocorrerá na América Latina.
O representante da Nokia no Brasil, Rodrigo Michel, destacou o interesse da corporação em trabalhar com maior eficiência nos projetos de transformação digital e ofereceu apoio e suporte tecnológico ao Pará. “A ideia aqui é conectar possíveis interesses e estratégias para que a Semas possa ter ainda mais eficiência na tomada de decisão, a partir da tecnologia e do suporte que temos disponíveis”, disse.