Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado entrega setor de hemodiálise ambulatorial, no Hospital Regional da PA 279, em Ourilândia do Norte

O espaço vai contar com mais de 700 sessões de hemodiálises por mês

Por Melina Marcelino (SESPA)
25/01/2024 15h54

Na manhã desta quinta-feira (25), o Governo do Estado entregou o setor de hemodiálise ambulatorial do Hospital Regional da PA-279 (HRPA279), no município de Ourilândia do Norte. O espaço vai contar com dez cadeiras de hemodiálise, sendo nove na Sala Branca e uma na Sala Amarela. Além disso, poderá atender 702 sessões mensais.

Ainda para o hospital, o Governo do Pará já está fazendo o levantamento necessário para a admissão de pacientes. Na ocasião, o governador Hélder Barbalho expressou sua satisfação ao dar mais um passo na estratégia de descentralização de atendimento.

"É com muita alegria e satisfação que entregamos mais um centro de hemodiálise para cuidar dos renais crônicos do nosso estado. Garantir a proximidade dos serviços, ampliando as ofertas, é fundamental para assegurar atendimento de qualidade. Essa é uma prioridade do governo estadual", expressou o chefe do Executivo Estadual.

A declaração destaca o comprometimento do governador com a expansão dos serviços de saúde e a promoção do bem-estar da população.

O serviço de hemodiálise ambulatorial iniciou em fase de testes no HRPA279 com sucesso no dia 22 de dezembro de 2023. Contando com quatro pacientes internados, que necessitavam urgentemente realizar o procedimento de diálise e atualmente esse número conta com oito pacientes.

“Nos últimos anos, observamos um significativo aumento no diagnóstico de pacientes com doença renal crônica (DRC). Esse fenômeno tem despertado a atenção da comunidade médica e da saúde pública, pois a DRC representa um desafio crescente para sistemas de saúde em todo o mundo. Fatores como envelhecimento da população, aumento da prevalência de condições como diabetes e hipertensão, além de mudanças nos hábitos de vida, contribuem para esse cenário preocupante”, explica o nefrologista, Leonardo Pacini.

A expansão de um serviço de hemodiálise para cidades do interior do Pará é uma estratégia do governo para descentralizar o atendimento de saúde, especialmente àqueles que residem em áreas afastadas de centros urbanos. Essa iniciativa não apenas oferece tratamento essencial para pacientes com doença renal crônica, mas também alivia o ônus logístico e emocional associado a deslocamentos frequentes para centros médicos distantes.

O Prefeito de Ourilândia do Norte, Júlio César Dairel, afirmou que o compromisso e empenho do governador do Pará, Hélder Barbalho, com a saúde da população é notável. “Nunca houve na história desse Pará, um governador que investisse e se preocupasse tanto com a saúde do povo” declarou.

Ainda segundo o prefeito, com a inauguração do Hospital Regional da PA 279 (HRPA279), em Ourilândia do Norte, nasceu uma esperança na população da cidade.

“Nós não tínhamos antes condições de fazer hemodiálise de emergência. As pessoas que precisavam de hemodiálise no passado tinham que se mudar para outro município. Com a inauguração do Hospital Regional nasceu uma esperança em nós, hoje nos tornamos referência em Ourilândia” disse o Prefeito Júlio César Dairel.

A unidade - Como suporte a todos esses serviços, o HRPA279 também tem um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como Raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia entre outros.

Ao todo, o hospital possui 13 mil metros quadrados de área construída, o novo Hospital terá quatro andares, recepção, ambulatório, farmácia, setores de internação com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto, além de estacionamento e área de circulação.

O Francisco Ferreira, aposentado e paciente do Hospital Regional da PA-279 (HRPA279) em Ourilândia do Norte, compartilhou sua alegria ao retornar para sua cidade e ter o melhor em atendimento em saúde. "Eu estava em Redenção, e graças a Deus fizeram esse hospital aqui e eu voltei pra casa. Hoje é o primeiro dia que estou fazendo a hemodiálise aqui e eu tô muito feliz, passo quatro horas por dia, três vezes na semana na hemodiálise. E durante três anos morei em casa alugada em Redenção, e hoje estou aqui, estou na minha casa. Estou muito feliz", declarou.

A descentralização da hemodiálise no interior do Pará representa um avanço significativo na acessibilidade à saúde. Essa estratégia demonstra um compromisso em aliviar os desafios logísticos e emocionais enfrentados. Essas iniciativas contribuem para um sistema de saúde mais inclusivo e centrado nas necessidades da comunidade.

Texto feito por: Melina Marcelino e Bianca Botelho / Ascom SESPA