Fundação Santa Casa de Misericórdia forma 63 médicos residentes
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará realizou na noite desta quinta-feira (22), no Hangar Centro de Convenções, a formatura de 63 residentes em 10 especialidades. A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação considerada “padrão ouro” da especialização médica. A cerimonia contou com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Matheus, da presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Rosângela Monteiro e a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Patrícia Carvalho.
A Santa Casa de Misericórdia, juntamente com a UFPA, foi pioneira na implantação de programas de residência médica no Estado e hoje conta com 12 programas em pediatria, cirurgia pediátrica, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, radiologia, neonatologia, nefrologia pediátrica, anestesiologia, hepatologia, medicina intensiva adulta e pediátrica.
Dos 421 profissionais que já concluíram os programas, mais de 80% encontram-se atuando em Instituições Públicas e Privadas da capital e do interior do estado.
Para Vitor Matheus, a Santa Casa de Misericórdia, além de um hospital é uma escola que aprimora profissionais para o mercado de trabalho. “Eu tenho certeza que a maior parte destes profissionais será absorvida pelos hospitais existentes e pelos que estão sendo construídos, ampliando cada vez mais a oferta de serviços de saúde à população”, comentou.
“Mais um ano cumprimos esta missão com toda responsabilidade, critério e respeito ao povo do Pará. A santa Casa é um cenário que prepara os profissionais nesta complexidade que é o perfil dos nossos pacientes”, afirmou a presidente da Fundação, Rosângela Monteiro. Segundo ela, os profissionais têm oportunidade de saírem especialistas de um hospital que é o maior da região norte e um dos maiores do Brasil e que tem um cenário da mais alta complexidade em termos de doenças e patologias da Amazônia. “São privilegiados”, enfatizou.
Os residentes deste ano de 2018 saem especialistas de um hospital que dá um salto de qualidade na assistência ao paciente e que conquistou o status de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Acreditação é concedida para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
Para o formando em anestesiologia, Carlos Henrique Silva Junior, a Santa Casa traz uma referência em âmbito nacional na área da anestesiologia o que valoriza a conquista. “É uma satisfação e não tem como descrever a experiência de ter tido a oportunidade de fazer a especialização nesta instituição.
Passei três anos aqui, mas vou levar a Santa Casa para sempre no meu coração”, declarou.
A médica Bernadete Ataíde, 31 anos, que concluiu a residência em nefrologia pediátrica, comenta que a experiência da residência médica é única. “Dentro da Santa Casa a gente teve a oportunidade de vivenciar cada vez mais a nossa profissão de maneira intensa. Não é só um crescimento profissional, é um crescimento humano também”, concluiu.
Os residentes são egressos de Instituições de Ensino Superior como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa).