Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANTARÉM

Fapespa lançará os barômetros de Sustentabilidade do Baixo Amazonas e Tapajós

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/02/2018 00h00

Detalhar a situação de cada município a partir de indicadores nas mais diversas áreas para ajudar na formulação de políticas, com esta missão a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) lançará o Barômetro de Sustentabilidade das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. A informação foi confirmada pelo presidente do órgão, Eduardo Costa, durante reunião com o secretário regional de Governo, Olavo das Neves., nesta sexta feira (23). O lançamento oficial ocorre no próximo dia 26 de março, no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, com sede em Santarém.

"Hoje nós tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do Centro Regional de Governo, suas diretrizes e estratégias e acima de tudo nós firmamos uma parceria no sentido de elaborar o Barômetro de Sustentabilidade do Baixo Amazonas e Tapajós e lançá-lo no município de Santarém, no próximo dia 26 de março. O Barômetro vai servir como marco zero para ações de planejamento e gestão de políticas públicas aqui nessas regiões", informou o presidente da Fapespa.

De acordo com Eduardo Costa, o Barômetro trabalha com 27 indicadores e mede o grau de desenvolvimento dos municípios. "Além de servir como um excelente parâmetro para a tomada de decisões em relação a políticas públicas em educação, saúde, segurança, infraestrutura, acesso à justiça, meio ambiente, entre outros pontos", justifica.

A metodologia para a construção do Barômetro, já presente em vários municípios do Estado, é alicerçada em indicadores das mais diversas áreas. Essa ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do World Conservation Union (IUCN) e International Development Research Center (IDRC) e passou a ser uma metodologia amplamente utilizada para a avaliação da sustentabilidade, a qual, apesar de considerar indicadores muitas vezes desconectados, consegue equalizar as diferenças entre eles em dois grandes eixos — Bem-estar Humano (BEH) e Bem-estar Ambiental (BEA). Cada uma dessas duas grandes dimensões subdivide-se em temáticas. Para a sociedade, considera-se: saúde e população, riqueza, conhecimento e cultura, comunidade e equidade. Para o meio ambiente, têm-se: terra, ar, água e utilização de recursos naturais.

Incentivo à pesquisa - Além do Barômetro, o presidente da Fapespa e o secretário regional de Governo trataram sobre ações de incremento e incentivo à pesquisa nos municípios. "Conversamos sobre a necessidade de afinarmos as ações da Fapespa no sentido de descentralizar ainda mais os recursos de fomento e amparo à pesquisa na região. Nós estamos num processo de contratação de um projeto de pesquisa de R$ 1,5 milhão, inclusive com a possibilidade de lançar o próximo edital de pesquisa para os municípios que compõem a área de abrangência do Centro Regional", confirmou Eduardo Costa.

O secretário de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves, considera fundamental esta ferramenta, a partir de indicadores que são partilhados em toda a região. "Dentro da gestão compartilhada do Centro Regional de Governo eles serão de suma importância na tomada de decisões que serão efetuadas", avalia.