Agência Agropecuária do Pará adere à era digital para otimizar serviços
Em 2023, foi feita a modernização do sistema agropecuário, visando otimizar e agilizar os atendimentos dos serviços prestados para a cadeia produtiva
Com atuação em todo o território paraense, concentrando esforços para o desenvolvimento agropecuário, que ganha mercado a cada dia, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado Pará (Adepará) continua com o seu processo de reestruturação. Em 2023, foi feita a modernização do sistema agropecuário, visando otimizar e agilizar os atendimentos dos serviços prestados para a cadeia produtiva, além de obter um controle mais efetivo do cadastro e informações geradas por meio da fiscalização e vigilância.
O novo sistema, Sigeagro (Sistema de Gestão Agropecuária do Estado do Pará), possibilita que os fiscais estaduais e agente fiscais, que atuam no campo, utilizem tablets, com preenchimento offline, de todas as informações, oferecendo mais agilidade ao processo, além da economicidade e contribuição para diminuir os impactos ambientais, já que substitui os papéis que antes dobravam o tempo de serviço.
O Sigeagro foi desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento e Suporte aos Sistemas Informatizados (UDSSI) e pela Gerência de Inteligência, setores da Agência de Defesa, e que suprem as necessidades reais da Adepará. Ele substitui o Siapec (Sistema de Integração Agropecuária).
A princípio, o Sistema funcionará com gestão das fichas sanitárias, como as Guias de Transporte Animal e Vegetal, Certificado Fitossanitário de Origem. Registros das agroindústrias e os demais processos administrativos da Agência, serão implantados posteriormente.
O diretor-geral Jamir Macedo destaca que este novo software faz parte do projeto de reestruturação e modernização da Agência, que inclui sistemas e aquisição de equipamentos mais modernos, e irão contribuir com o trabalho de desenvolvimento em defesa da agropecuária paraense.
“O investimento em tecnologia é fundamental, porque ele traz maior agilidade nos trabalhos realizados e nas transmissões das informações. A unidade central poderá atuar e trabalhar com os dados de maneira mais célere e eles serão auditáveis, dando mais segurança nas informações coletados”, finalizou o diretor.
Aquisição e reestruturação - Além do novo sistema, a Agência reestruturou 28 unidades regionais para garantir um ambiente de trabalho aos fiscais estaduais mais moderno, conforto e assim, aumentar a qualidade dos serviços prestados ao setor agropecuário paraense.
Também houve a aquisição de 13 lanchas que estão auxiliando nas atividades de fiscalização e inspeção nos municípios do Baixo Amazonas e na região do Marajó. E mais 300 computadores foram adquiridos e a equipe de TI da Adepará visitou todas as Unidades Regionais num processo de modernização e padronização dos equipamentos de informática, garantindo assim, um serviço mais eficiente e com qualidade para a cadeia.