Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Vice-governadora faz visita às obras da macrodrenagem do canal da Mundurucus

Obra está marcada para ser entregue na primeira quinzena de janeiro, beneficiando mais de 300 mil pessoas em quatro bairros da capital 

Por Lilian Guedes (PC)
14/12/2023 14h02

Nesta quinta-feira (14), em agenda em Belém, a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, visitou as obras da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba - canal da Mundurucus. A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Obras Públicas Ruy Cabral. 

“Hoje estou aqui no canal da Mundurucus visitando essa obra. Aqui são gerados mais de 150 empregos diretos. Uma obra que já está 60% concluída e que vai melhorar a vida de mais de 300 mil pessoas de quatro bairros de Belém. É uma obra feita por mulheres empoderadas, como a engenheira Taís, e que estão tomando conta de uma obra grandiosa”, afirmou a vice-governadora Hana Ghassan em visita ao local. 

As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e possui um investimento de R$ 50 milhões. Já conta com 60% dos serviços concluídos, como drenagem profunda e superficial, terraplanagem, canalização de águas pluviais, instalação da beirada e do parapeito do canal da Mundurucus. 

A macrodrenagem da Bacia do Tucunduba - canal da Mundurucus - vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas dos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá e Canudos. Além da pavimentação asfáltica nos quase 700 metros da via, para melhorar a trafegabilidade de um lado para o outro do canal, a obra conta ainda com três passarelas e uma ponte em concreto e aço.

O secretário de Obras Públicas Ruy Cabral destacou a importância da presença do Governo do Estado e os benefícios que está trazendo para a população. 

“É importante reconhecer a importância da presença do Governo do Estado em uma área que era tão prejudicada pelos alagamentos, pelas enchentes e a maneira desordenada como era a bacia do Tucunduba. E hoje, recebendo a visita da nossa vice-governadora, Hana, prospectando, para um futuro próximo, o avanço dessas obras no Canal da Gentil, na Cipriano Santos, e assim avançar no projeto de Governo que é dar qualidade de vida às pessoas que moram, se utilizam de quatro grandes bairros que fazem parte da macrodrenagem”, falou o secretário.   

Compromisso - Em 2008, a obra começou a ser executada pelo Governo do Estado, mas pouco avançou, e novamente os trabalhos foram paralisados. Em 2019, com o compromisso de assegurar mais qualidade de vida aos moradores de Belém, mobilidade urbana e minimizar os problemas de alagamento em diversos bairros, o Estado, por meio da Seop, retomou os serviços e já entregou os trechos que compreendem o perímetro entre as ruas São Domingos e Mundurucus, da Mundurucus e 2 de Junho, da 2 de Junho e Vileta e os canais da União e Timbó, este último entregue em janeiro de 2023.

Mudando vidas - Durante a agenda, a vice-governadora e o secretário de Obras visitaram as instalações do Instituto Maria Marias. Os alunos do instituto fizeram uma apresentação de dança de balé e a demonstração da aula de karatê. “O esporte faz a gente aprender a ganhar e ficamos muito felizes quando ganhamos, acerta o movimento, a gente também aprende a perder a lida com as situações da vida. Na vida é assim, temos que estar sempre preparados para enfrentar os desafios da vida. Aqui neste espaço vocês salvam vidas, transformam vidas”, ressaltou a vice-governadora Hana Ghassan.