Ioepa orienta servidores sobre Rede de Ouvidorias no Estado do Pará
O evento contou com a participação do ouvidor geral do Estado, André Ramy Pereira Bassalo
A Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) promoveu na manhã desta quarta-feira (13), o 1º Encontro Estadual da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Pará. A ação foi realizada no auditório e teve como objetivo esclarecer os servidores sobre a importância da criação e constituição de uma ouvidoria na autarquia.
O evento contou com a participação do ouvidor geral do Estado, André Ramy Pereira Bassalo, que informou ao público presente, constituído por representantes do gabinete, diretorias e de gerências dos vários departamentos que compõem a autarquia, sobre o andamento da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Pará.
Encontro Estadual da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Pará.De acordo com André Ramy, as ouvidorias possuem um papel importante dentro de um órgão ou secretaria no sentido de melhorar a comunicação com a sociedade e a Rede é fundamental para manter um padrão das atividades e normativas para que as ouvidorias possam atuar de forma colaborativa. Nesse sentido, o ouvidor esclareceu ainda que a OGE vem implementando ferramentas para orientar e melhorar as atividades da ouvidoria no sentido de proteger os usuários dos serviços públicos, que muitas das vezes têm medo de se expor.
Presidente da Ioepa, Jorge PanzeraConforme destacou o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Pará é um importante passo para garantir transparência e uma melhor gestão no estado do Pará. "Hoje recebemos o ouvidor André Bassalo para reunir com os nossos servidores para iniciar o processo de construção da nossa ouvidoria e fazer parte desse sistema de ouvidorias em todo o estado".
Ruthlene QuaresmaDurante o encontro, a servidora Ruthleme Quaresma também falou da importância do Controle Interno e sua relação com a ouvidoria, um canal que segundo ela só vem a contribui para a melhoria da transparência no órgão. "É muito satisfatório a criação de uma ouvidoria, pois sei que hoje, se houver algo a ser questionado ou resolvido, haverá um setor, um ouvidor que, junto com a gestão, solucionará ou encaminhará para solucionar o problema", comentou.
Além disso, ela ressaltou que a Ouvidoria no Estado é um órgão que contribui em muito com as ações de Controle Interno, na verificação de processos de denúncias. "Anteriormente, era um órgão ao qual você ia pessoalmente, mas a partir do ano passado, foi instituído que todos os órgãos deveriam possuir uma carta de serviço. Esse processo foi intermediado pela Ouvidoria do Estado. Ao identificar a necessidade de uma carta para cada órgão, também se reconheceu a importância de os órgãos terem uma Ouvidoria", concluiu.
O serviço de Ouvidoria na Imprensa Oficial do Estado foi instituído em decreto nº 171, publicado no Diário Oficial do Estado, de 23 de agosto de 2023. Conforme decreto, a Ouvidoria da Ioepa será responsável por receber reclamações, elogios, denúncias e sugestões por diversos canais e dar encaminhamento aos setores responsáveis, buscando soluções e respondendo ao usuário em um prazo previamente estabelecido.
Ouvidor da Ioepa, Vanderlei Maciel PinheiroPara o servidor Vanderlei Pinheiro, nomeado ouvidor da Ioepa, a importância de ter uma ouvidoria proporciona ao cidadão e também ao servidor público, uma maior transparência nas atividades que o órgão desenvolve, além de oferecer qualidade a esse serviço. "Os servidores e o cidadão passam a ter um controle melhor e uma visão mais abrangente sobre os trabalhos que a Ioepa desenvolve".
Com informações de Gilmar Xavier