Coordenação Estadual de Nutrição promove curso de capacitação para servidores
O curso segue até a quinta-feira (7) em Belém
A Coordenação Estadual de Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará promove até esta quinta-feira (7) a Oficina de Capacitação sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que tem como objetivo a qualificação de coordenadores regionais e municipais dos programas de nutrição que estão diretamente ligados a Atenção Primária de Saúde.
"No curso nós abordamos todos os programas que estão ligados a Política Nacional de Alimentação e Nutrição como o Programa Nacional de Micronutrientes, o Programa Bolsa Família e suas condicionalidades na área da saúde, a Vigilância Alimentar e Nutricional, Programa Saúde na Escola, além dos recursos financeiros que são repassados fundo a fundo do Ministério da Saúde para os municípios que contemplem em suas redes as atividades e ações voltadas à área da alimentação e nutrição. Nossa intenção é que esses profissionais possam ser multiplicadores desses conteúdos para os profissionais dos municípios para que consequentemente ofereçam um bom atendimento ao usuário", disse Walkíria Moares, nutricionista e Coordenadora Estadual de Nutrição da Sespa.
O curso é realizado na sede da Sespa, Nível Central, e é a última capacitação planejada pela coordenação do ano de 2023. Ao longo do ano, várias capacitações são ofertadas aos profissionais, sendo que o primeiro e o último sempre são realizados em Belém, capital paraense. Nos demais, a coordenação procura estar nos municípios acompanhando de perto o trabalho que é realizado por cada localidade. Até essa última capacitação, a coordenação já lançou 11 Centros Regionais de Saúde em 130 municípios, pois ficaram de fora o 8º e 12º CRS que não puderam estar presentes desta vez.
"A capacitação é muito importante, especialmente para nós que somos do Marajó II, pois ela vai nos ajudar a levar conhecimento para os sete municípios da região que por questões de logística nem sempre conseguem estar em ocasiões como essa. Com essas trocas temos a oportunidade de conhecer outras vivências e levar isso para o cuidado com o usuário", disse Daiana Almeida, Coordenadora Nutricional do 8º Centro Regional de Saúde.
Dentro da temática do curso, outra preocupação é a discussão sobre o aumento dos casos de obesidade associados a desnutrição. "Quando a gente fala em má nutrição, a gente não fala apenas da pessoa que está desnutrida, mas também de má nutrição para aquele que está com sobrepeso, pois a má nutrição acontece quando não sabemos escolher os alimentos e comer bem. Nós podemos até ter acesso a eles, mas as quantidades ingeridas podem não ser suficientes ou, ainda, por condições socioeconômicas as pessoas podem não ter recursos suficientes para custear uma alimentação saudável e por isso o aumento de casos de obesidade associados a desnutrição", finalizou a coordenadora.