Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PECUÁRIA

Adepará participa de reunião sobre rastreabilidade bovina nacional, realizada em Belo Horizonte

Por Ivana Barreto (EMATER)
30/11/2023 16h11

Representada pelo diretor-geral Jamir Macedo, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) esteve presente no encontro sobre a rastreabilidade bovina, para a construção de uma estratégia unificada para todo o país. A reunião faz parte do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), composto por representantes de instituições estaduais de defesa agropecuária, que estavam presentes, e aconteceu em Belo Horizonte, na quarta e e nesta quinta-feira (29 e 30). Também participaram do encontro o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Durante o encontro, os representantes conheceram uma proposta apresentada pelo presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte, Francisco de Castro. E após a explanação, discutiram a melhor estratégia para executarem a rastreabilidade a nível nacional de comum acordo. Outras temáticas ligadas ao desenvolvimento da agropecuária também foram debatidas pelos participantes. 

Na ocasião, o diretor-geral da Adepará destacou que o Estado está sendo pioneiro na elaboração do projeto, que inclui o compliance socioambiental, onde vai proporcionar a regularização ambiental e fundiária, além de facilitar o acesso dos produtores à créditos. A reunião também é mais uma oportunidade para a Agência de Defesa trazer propostas para executar com mais excelência, o serviço de defesa agropecuária paraense. 

“Estivemos presentes no encontro para tratar do programa de rastreabilidade bovina individual que está sendo pleiteado para todo o Brasil. E o Estado do Pará está sendo pioneiro no desenvolvimento deste projeto, que já foi sancionado pelo governador e está em fase de elaborações do Grupo de Trabalho. O programa possibilita a identificação individual do animal, e traz dentro outros benefícios, o melhor controle da gestão das propriedades rurais, abertura de mercado e o compromisso do Estado na regularização ambiental e fundiária das propriedades rurais”.  

Rastreabilidade paraense - No Pará, a rastreabilidade será executada por meio do Programa Estadual de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Pecuária, que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, estando na fase de execução de ações do Grupo de Trabalho composto por 21 instituições, entre setores estaduais, privados e pecuário. 

O programa visa obter o controle efetivo do trânsito de cada animal que circula no território paraense, e tem como pilares a rastreabilidade e a implantação de chips no gado, a fim de preservar a cadeia em todas as fases, da produção à comercialização. 

A Agência de Defesa será responsável pela normalização do processo, elaborando um plano para este trabalho. Após aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o plano será implementado no Estado com um cronograma, para que todos os animais sejam identificados.

A iniciativa também será vinculada aos demais programas ambientais já implantados, garantindo assim, o desenvolvimento da cadeia e a qualidade do rebanho, promovendo a sustentabilidade e aumentando a produtividade e renda dos produtores. 

Além disso, o processo de rastreabilidade será essencial para manter a preservação sanitária do rebanho, principalmente após a última vacinação contra a febre aftosa, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2024.