Adepará recebe visita de Missão Internacional da República das Filipinas
País tem interesse comercial em adquirir proteína animal do Pará
Uma missão da República das Filipinas visitou a sede da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), na quarta-feira (29). Os integrantes do Bureau of Animal Industry do Departamento de Agricultura, do país asiático, participaram de uma reunião com auditores fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e de fiscais agropecuários médicos veterinários que gerenciam os programas estaduais de saúde animal desenvolvidos pela Agência de Defesa.
Durante a reunião, a gerente de defesa animal Graziela Oliveira, apresentou aos representantes da missão internacional o funcionamento da Agência de Defesa, a estrutura física e a atuação nos 144 municípios paraenses, além de todo o trabalho desenvolvido pelo corpo técnico da Adepará, à frente dos 10 programas de vigilância executados no território paraense.
O objetivo da visita foi verificar como o Serviço Veterinário Oficial do Pará atua para garantir a sanidade dos animais de produção com vistas à importação de aves e carne bovina para as Filipinas.
“Como existe a pretensão comercial das Filipinas de adquirir proteína animal do Estado do Pará, eles vieram verificar se o Serviço Veterinário Oficial executa, na prática, todos os protocolos sanitários exigidos em lei. Além de verificar como se dá a certificação de país livre de febre aftosa com vacinação, são verificados o processamento dos produtos de origem animal nos frigoríficos, se a carne é inspecionada, ou seja, se há garantia higiênico-sanitária daquele produto”, explicou Jefferson Oliveira, fiscal agropecuário e diretor da Adepará.
"O objetivo da missão da Filipinas foi avaliar o serviço veterinário oficial, considerando programas sanitários e suas execuções, controles gerais de certificação do produto de origem animal para possíveis aberturas de mercado com o país", destacou Graziela Oliveira, gerente de Defesa Animal da Adepará.
Retirada da Vacina - Outro assunto tratado foi o plano estratégico que prevê a suspensão da vacinação do rebanho a partir de 2024. Hoje, o Pará é área livre de febre aftosa com vacinação, mas a Adepará intensificou a vigilância e vem desenvolvendo ações estratégicas para obter um novo status sanitário de Área Livre de Aftosa sem Vacinação. A retirada da vacina possibilitará a abertura de novos mercados para o setor pecuário paraense, agregação de valor aos produtos, geração de emprego e renda, além de outros incentivos à produção pecuária.
Atualmente, o Pará possui o segundo maior rebanho bovino do Brasil com mais de 25 milhões de animais. A carne produzida no Pará já abastece importantes mercados internacionais e com a suspensão da vacinação contra a febre aftosa prevista para 2024, existe a expectativa de novas parcerias para comercialização do produto paraense.
No Pará, a visita da Missão internacional iniciou no dia 27 de novembro e segue até a próxima sexta-feira,01/12. Além da Agência de Defesa, os representantes do país asiático vão visitar o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Pará (LFDA), propriedades rurais em Marabá e os estabelecimentos de exportação de bovinos, em Abaetetuba, e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena.
Para a diretora de defesa e inspeção animal, Adriele Cardoso, as missões das autoridades sanitárias internacionais desempenham um papel crucial no agronegócio brasileiro. “A avaliação do Serviço Veterinário Oficial, tanto em nível estadual quanto nacional, não apenas impacta a entrada ou saída de mercados para estabelecimentos específicos, mas também influencia a posição do Brasil frente a competidores globais. Além da reputação dos produtos de origem animal, essa avaliação afeta a imagem do Brasil como exportador e a credibilidade dos envolvidos na cadeia, que desempenham um papel vital na captação de recursos para o país”, ressaltou.
Do Pará, a missão internacional segue para o Estado do Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Ao final do encontro, o veterinário Jorge Manzalay, do Bureau of Animal Industry, agradeceu pelo compartilhamento de informações entre os países e parabenizou as equipes da ADEPARA e do MAPA pelo trabalho desenvolvido, que garante eficiência no controle da saúde animal no Brasil.
República das Filipinas - é um país localizado no sudeste do continente asiático. Seu território de 300 km2 é formado por mais de sete mil ilhas, com uma população de mais de 111 milhões habitantes e desenvolve uma economia baseada em atividades turísticas e industriais.