Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REUNIÃO

Grupo de Trabalho discute Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva no Pará   

Por Rose Barbosa (SEDAP)
22/11/2023 15h39

Representantes de instituições públicas e da sociedade civil - entre os quais da indústria da carne e do Terceiro Setor - estiveram reunidos nesta quarta-feira (22), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com o Grupo de Trabalho Interinstitucional para elabor o Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária de Bovídeos do Estado do Pará. O grupo instituído através de decreto governamental publicado este mês no Diário Oficial do Estado, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento, transparência e integridade da pecuária paraense.

O encontro de hoje foi a continuação da reunião que começou na terça-feira (21) na sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). O GT vai elaborar a proposta de rastreabilidade da cadeia e conta com representantes de cinco órgãos públicos que atuam no setor produtivo, entre os quais, a Sedap e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e nove da sociedade civil organizada. 

Para o titular da Sedap, Giovanni Queiroz, o grupo acompanhará o avanço da atividade pecuária no estado, que tem como finalidade buscar através do rastreamento, o beneficiamento do produtor e a regularização ambiental e fundiária no que compete ao estado. "Trata-se de um projeto mais amplo, que envolve o rastreamento, não só para termos o controle do rebanho estadual como também para abrirmos mercados que são exigentes desse procedimento”, ressaltou Queiroz.

Queiroz destacou as ações posteriores que o grupo terá pela frente. "Depois do decreto que o governador Helder Barbalho regulamenta a matéria, teremos o trabalho de operacionalização do que está proposto no projeto, que ficará mais a cargo da Adepara, logicamente buscando a contribuição de todos que participam desse primeiro momento", adiantou o gestor. "Buscamos a representatividade de todos os setores ligados às questão ambiental e da pecuárias de todo o estado", frisou.

Contribuição-  Entre os representantes do grupo está o da indústria da carne, Francisco Victer, que é coordenador do Movimento na Aliança Paraense pela Carne, que elogiou a iniciativa. "O governador criou esse grupo e nos convocou para que criássemos propostas de um programa de desenvolvimento e integridade da cadeia bovina do estado do Pará. O que podemos oferecer a mais ao grupo como contribuição da indústria, da agroindústria da carne e dos frigoríficos em particular, é a ideia de que estamos juntos no processo de desenvolvimento da agropecuária". Francisco reforçou que "isso depende da gestão do produtor, da utilização da tecnologia e da capacidade dos órgãos estaduais de responder as demandas de regularização, especialmente as fundiárias ambiental e também de fomento, de assistência técnica e de crédito".