Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFORMAÇÃO E SAÚDE

Exposição fornece informações sobre o Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia

Por Mozart Lira (SESPA)
14/11/2023 17h49

Uma programação alusiva ao 16 de novembro, Dia Nacional dos Ostomizados, acontece no subsolo do shopping Pátio Belém, por meio de uma exposição em que a população pode conhecer como funciona o Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia (Sape) da Unidade de Referência Especializada (Ures) Presidente Vargas, vinculada à Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). 

Na exposição, o público pode conferir os equipamentos dispensados pelo Governo do Pará aos usuários já cadastrados pelo Sape. A mostra, que termina nesta sexta-feira, faz parte da programação que culminará, ainda, na segunda caminhada dos ostomizados, que acontecerá no sábado, 18, no Parque do Utinga. 

A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. Geralmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas, tais como perfurações no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga, que podem gerar necessidade de uma ostomia para a preservação da vida.

Funcionamento – A coordenadora do Sape, Francisca Santino, informa que os pacientes atendidos vêm encaminhados dos hospitais, com laudo do cirurgião, para receberem a bolsa de coleta e todas as orientações necessárias para o uso correto. “Aqui o usuário conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas”, listou.

Segundo Francisca, atualmente, o serviço tem cerca de 2.500 usuários cadastrados, que precisam da ostomia permanente ou provisória. “Diariamente, nós atendemos cerca de 80 pacientes, com a entrega de bolsas coletoras e adjuvantes”, informou a coordenadora, ao relatar que o serviço tem acompanhamento humanizado. A maioria dos usuários é formada por pacientes oncológicos, crianças com má formação congênita, mas também tem recebido  vítimas de arma de fogo e arma branca.  

Francisca informou, ainda que, como o serviço da Ures é o atende aos pacientes do SUS oriundos dos 144 municípios do Pará. Para facilitar o atendimento de quem vem de municípios distantes da capital, a dispensação de bolsas e adjuvantes é feita para durar mais de um mês. 

Para ter acesso ao serviço, é preciso agendar o primeiro atendimento pelos telefones (91) 7400-7063 e ou presencialmente na URE Presidente Vargas. Feito isso, só ficar atento ao dia e horário marcado e comparecer com 20 minutos antes, munido dos seguintes documentos, com originais e cópias: laudo médico; sumário de alta, identidade ou documento oficial com foto; CPF; cartão SUS; comprovante de residência e certidão de nascimento.  

O laudo médico deve ter o nome da doença com CID, que levou à confecção do estoma; o tipo de estomia, tempo de permanência (se temporário, definitivo ou indeterminado) e o quadro clínico e tamanho (diâmetro) da estomia. As informações do laudo são de extrema importância para posterior orientação e acompanhamento médico dos usuários que futuramente realizarão a reconstrução. 

O responsável ou cuidador poderá fazer o cadastro do usuário, caso esteja debilitado. Entre as orientações gerais, apenas pessoas autorizadas e cadastradas poderão receber o material. O usuário receberá Cartão de Aprazamento e nele irá constar dias de consulta e do dia de recebimento do material. É obrigatório trazer o cartão para pegar os materiais. 

Todos os usuários novatos passarão pela consulta de Enfermagem para prescrição das bolsas e/ou adjuvantes, mesmo os que receberam atendimento externo a instituição no prazo de até 90 dias após a data da cirurgia. 

Usuários antigos deverão passar, no mínimo uma vez por ano, pela consulta de Enfermagem ou sempre que houver necessidade. A entrega de materiais será mensal em data marcada no cartão. 

Serviço: O Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia funciona na URE Presidente Vargas, situada na avenida Presidente Vargas, 513, entre as travessas Oswaldo Cruz e Aristides Lobo. Horário: das 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados. Contatos pelo telefone (91) 7400-7063.