Cultura Rede de Comunicação prestigia abertura da ExpoFavela em Belém
Um dos mais importantes eventos de empreendedorismo para moradores da periferia, a Expo Favela Innovation, iniciou neste sábado (30), na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. O presidente da Cultura Rede de Comunicação, Miro Sanova, marcou presença na programação que conta com palestras, shows, mentorias e feira criativa. A expectativa é que 20 mil pessoas participem nos dois dias de evento.
Tendo como principal objetivo dar visibilidade a empreendedores das periferias, a Expo Favela Innovation é uma feira de negócios que inclui oficinas, workshops, ações culturais e painéis, além da participação de personalidades e artistas paraenses e nacionais. Dos 100 empreendedores locais selecionados a participarem da feira criativa, 10 serão escolhidos para participar da etapa nacional.
“Muito importante esse evento. É o momento em que as pessoas e às instituições das periferias do Pará têm para mostrarem os seus trabalhos, mostrarem o que estão produzindo nas suas comunidades na área da tecnologia, na área da comunicação, na área de desenvolvimento social, e aqui esse evento vem mostrar exatamente isso, e, nós da Cultura Rede de Comunicação, que absorvemos vários jovens que veem da periferia e das ilhas de Belem, ficamos muito felizes de ver a periferia tendo voz, por isso quero parabenizar o evento e desejar sucesso”, declarou Miro Sanova.
Leia também
UsiPaz Jurunas/Condor recebe primeiro dia da Expo Favela Innovation
Um dos expositores do evento é Ricardo Gimenes, idealizador do Inovação Gileade, escola de tecnologia sem fins lucrativos do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, que atende 80 crianças e adolescentes em situação de risco social, através de lixo tecnológico, com cursos de programação, cursos de manutenção de micros, curso de robótica inclusiva e sustentável de um modo geral.
A Cultura Rede de Comunicação é parceira do projeto como explica Ricardo. “Nós levamos crianças a criarem trabalhando em equipe e com as novas tecnologias na periferia. A Cultura já é parceria do nosso projeto há mais de cinco anos, nós recolhemos o material que chamamos de inservíveis, lixo tecnológico especial e, na gestão do Miro Sanova, a gente recebeu bastante material e esse material está sendo reutilizado aqui nesse feira grandiosas que é a Expo Favela. Além de emocionante e grandioso, esse momento é uma porta de oportunidade para a gente ter essas relações, um canal que vai abrir muitas portas e parcerias”.
Realizada pela Favela Holding, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), a Expo Favela conta com apoio local do Governo do Pará, via Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). O evento foi lançado no início de setembro, na sede da Associação Comercial do Pará (ACP).
O objetivo é que nós possamos estimular as vocações da periferia, estimular o empreendedorismo, mostrar o talento das periferias no estado do Pará para que, a partir deste estímulo, nós possamos gerar oportunidades, fortalecer a cultura, dar oportunidade para que as pessoas, a partir do local onde vivem, tenham a sua caminhada e o sucesso nas suas vidas. Certamente a Expo Favela chega e fortalece as periferias no estado do Pará, fortalece o trabalho de tanta gente qualificada, gente que precisa ser vista, que precisa ser enxergada e que o poder público deve estimular, deve proporcionar condições para que estas pessoas possam mostrar os seus talentos e na periferia gerar um desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida pras pessoas”, informou o governador Helder Barbalho.