Projetos de escolas estaduais são classificados para Mostra de Ciências e Tecnologia
Estudantes paraenses são incentivados a mostrarem seus talentos por meio de pesquisas e projetos voltados ao empreendedorismo
Sete escolas da rede estadual de ensino tiveram projetos classificados para a XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que ocorrerá de 20 a 24 de novembro, em Belém. O evento de renome nacional e internacional celebra a inovação e a sustentabilidade na educação.
A Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) é um evento científico internacional que reúne pessoas de todas as idades que desenvolvem pesquisa e projetos no âmbito escolar, seja ele em escolas públicas, privadas ou instituições de pesquisa. O presidente do Instituto Açaí e coordenador da MCTIA, Gilberto Silva, destaca que a iniciativa é uma ótima oportunidade para que jovens mostrem seus talentos por meio de pesquisas e projetos voltados ao empreendedorismo.
“É muito bacana ver crianças, jovens, adolescentes, adultos, idosos desenvolverem essas pesquisas, porque mostramos para o jovem que ele pode empreender mediante um projeto de instituição científica. Muitas dessas ideias e soluções podem se tornar um produto ou serviço de mercado. Com isso, eles podem criar suas próprias startups, sendo possível participar de várias etapas de startups oferecidas quase todos os dias no cenário brasileiro e internacional, sem contar com o engajamento desses jovens na pesquisa, transformando-os em verdadeiros cientistas em um futuro promissor, porque a educação transforma vidas”, ressaltou.
O projeto “Modelos Didáticos em Impressão 3D de Compostos Antioxidantes Fenólicos: sequências didáticas para a recomposição da aprendizagem” do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE Belém e da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, é uma das iniciativas classificadas para a mostra. Ele conta com o envolvimento de Tamires Rita e Zaelly Peixoto, estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, e jovens pesquisadoras do Grupo de Iniciação Científica ICMeninas, do NTE Belém, orientado pela Profa. Dra. Ivanete Palheta.
“É uma satisfação muito grande termos um dos nossos estudos aprovados como finalistas em uma das mais conceituadas Mostra de Ciências e Tecnologia da Amazônia. Nesse evento, as alunas terão a oportunidade de socializar os resultados do seu estudo com pesquisadores de todo país, além de trocar experiências e conhecer os trabalhos de outros colegas. Seguimos na expectativa de alcançarmos uma boa avaliação e, quem sabe, uma credencial para participarmos de outros eventos científicos pelo Brasil. Estamos todas na torcida!”, disse Ivanete Palheta.
Conheça a lista dos projetos da rede estadual classificados para a mostra:
- Do plástico à aprendizagem: reciclagem de garrafas pet, impressão 3D e melhoria da aprendizagem em matemática NTE. prof. Washington Lopes - Escola Estadual Mal. Cordeiro de Farias - Belém
- Utilização do som como fonte de energia renovável - Escola Estadual Profª. Ernestina Pereira Maia - Moju
- Ecomagno: um gerador de energia sustentável através do eletromagnetismo Escola Estadual Prefeito Carim Melem - Monte Alegre
- Modelos Didáticos em Impressão 3D de Compostos Antioxidantes Fenólicos: sequências didáticas para a recomposição da aprendizagem - Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE Belém - Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso - Belém
- O hiperfoco do portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA): acidentes com peçonhas de serpente e a medicina popular da Amazônia paraense na ilha de Cotijuba - Escola Estadual Profª. Oneide de Souza Tavares - Ananindeua
- Irrigação automatizada com arduino: uma proposta para a horta da Escola Ecila Pantoja da Rocha. - Escola Estadual Ecila Pantoja da Rocha - Moju
- O uso sustentável de partes de plantas como tecnologia e alimento na Amazônia Escola Estadual Profª Ernestina Pereira Maia - Moju
Sobre a Mostra - A MCTIA é uma instituição científica e tecnológica cuja meta é promover, divulgar e desenvolver, continuamente, ambientes favoráveis à alfabetização e iniciação científica, à pesquisa, à inovação, à educação e cultura, voltadas, sobretudo, à promoção do desenvolvimento social, educacional e econômico sustentáveis. As áreas prioritárias de intervenção e desenvolvimento da instituição são a alfabetização, iniciação e produção científica, bem como sua divulgação e incentivos, voltados à educação, cultura e empreendedorismo, nas diversas áreas das ciências.
O evento já recebeu projetos de mais de 200 municípios, de 24 estados brasileiros e de diversos países, demonstrando sua importância como um espaço para a troca de conhecimento e ideias entre estudantes e professores de diferentes regiões e culturas.
Texto: Clayton Santos/Ascom Seduc