Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará entrega carteiras de identificação para autistas em Barcarena

Ação promovida pela SESPA por meio da CEPA promoveu acesso à direitos no interior do estado

Por Ingo Müller (SESPA)
24/02/2026 17h59

A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA), vinculada a Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA), viajou até Barcarena nesta terça-feira (24) para fazer a entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a carteira CIPTEA.

A carteira é um documento importante que, além de reconhecer e validar a condição da pessoa com espectro autista, também permite o acesso a direitos, como atendimentos prioritários, evitando constrangimento para o paciente e seus acompanhantes. O documento tem abrangência nacional, pode ser solicitado pela internet é emitido pela Sespa, em Belém.

“Nós enviamos as carteiras para todo estado, porém detectamos que em alguns locais as carteiras acabam sendo devolvidas pelos correios, então para que todos tenham acesso aos seus direitos, a CEPA está desenvolvendo este trabalho de interiorização e fazendo as entregas nas Usinas da Paz, em eventos especiais”, explica a coordenadora da CEPA, Brenda Maradei.

Serviço: Moradores de todos os municípios do Pará podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Carteiras CIPTEA) gratuitamente através do site http://ciptea.saude.pa.gov.br/ . Em caso de dúvida, você pode entrar em contato com a CEPA pelo whats app  (91) 974006641