Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes da rede estadual produzem obras literárias sobre o combate à violência contra meninas e mulheres

Por Bruno Magno (SEOP)
27/09/2023 15h05

O emprego de práticas pedagógicas envolvendo a escrita ganhou um novo sentido na Escola Estadual Dr. Antônio Teixeira Gueiros, no Distrito Industrial, em Ananindeua. O marco foi o lançamento da revista ‘Para que ninguém a quisesse. Mas ela se quer'. O periódico foi realizado por meio de uma Oficina de Quadrinhos com alunos do Ensino Médio Integral que contou com a participação de diversos docentes e monitores especializados. A iniciativa é um incentivo à reflexão e desmistificação acerca de várias temáticas que vão fortalecer o conhecimento sobre esse gênero literário.

A temática abordada na obra trata da questão do empoderamento feminino, debatendo de maneira particular o ciclo da violência contra meninas e mulheres, ainda presente em diversos lares e mesmo no ambiente escolar. 

A diretora Ana Carla falou sobre a escolha do tema da revista e destacou a importância de levar a iniciativa para outras escolas. “Acreditamos no potencial da linguagem dos quadrinhos para tornar acessível aos nossos jovens uma proposta de reflexão nas comunidades escolares sobre esse delicado tema e desejamos aos educadores que a leitura da obra seja uma oportunidade de expandir nas escolas esse debate tão necessário”, afirmou.

Os autores da revista são os alunos Gustavo Nascimento, Brenda Carolyne, Jade Souza, Leiliane Gomes e Márcio Alexandre, com colaboração dos professores Denise Vale, Jorge Peixoto, Lucyane Leal e Marcio Alexandre. Já os ilustradores foram Jennyfer Costa e Paulo Victor.

Lançamento - Já a Escola Estadual Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus está realizando a pré-venda de lançamento do livro de contos ‘Quem vai me ouvir?’, que também aborda a questão do empoderamento feminino e o combate à violência contra as meninas e mulheres.

Com lançamento previsto para o mês de dezembro, o livro, disponível também em formato digital, reúne 15 textos sobre o universo feminino, escritos por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da escola. A iniciativa é fruto de um projeto em parceria com a escritora paraense Solange Reis.

A aluna Tainá Henriane Pereira, do terceiro ano, é uma das participantes e falou sobre o conhecimento adquirido na construção da obra e a satisfação em participar. “Além de aprender na teoria como se dava o processo de construção de um conto, nós também pudemos aprender na prática, fazendo nosso próprio conto. Foi uma experiência marcante, que nos proporcionou um mergulho nesse mundo da escrita”, disse ela entusiasmada. 

O projeto é coordenado pela diretora Heliana Bitencourt e professoras, Rosália Oliveira e Vanessa Gualberto.

Formação - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Assessoria de Convivência Educacional, realizou o Encontro Formativo: “escolas seguras, meninas livres para sonhar”, voltado para servidores da Seduc e da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU). O encontro iniciou na última terça (26) e segue até esta quarta-feira (27), no auditório da pasta da educação, em Belém.

Parte do programa Escola Segura, a iniciativa pretende construir protocolos e provocar diálogos a fim de identificar, encaminhar e prevenir casos de violência contra meninas e mulheres. O encontro permite potencializar ações a serem desenvolvidas pelos integrantes da Assessoria de Convivência da Seduc, tendo em vista a segurança das escolas da rede estadual de ensino.

Texto: Clayton Santos (Ascom Seduc)