Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERAPIA

Oficina de artesanato no Hospital Abelardo Santos proporciona bem-estar aos usuários

Programação utiliza a atividade manual para criação de peças, produtos e alívio da ansiedade e do estresse do ambiente hospitalar

Por Ascom (Ascom)
12/09/2023 16h48

As oficinas de artesanatos realizadas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, têm sido um refúgio para a redução da ansiedade e melhora do bem-estar das mães que acompanham os bebês prematuros no complexo neonatal da unidade. As atividades acontecem mensalmente sempre com produções variadas e apoio de voluntários.

Nesta terça-feira (12), as acompanhantes produziram chaveiros de bonecos e bonecas, utilizando tecido, lã e fibra de silicone. No final, as produções receberam carinhosamente pelas mães o nome de cada bebê. 

Renata Santos, de 41 anos, que está acompanhando o pequeno Israel, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, desde o dia 31 de julho, que nasceu de sete meses com insuficiência respiratória, viu na atividade até uma oportunidade de complementar a renda familiar.

“Gostei muito da ação, fiz o boneco pensando no meu filho. Além de ocupar a mente, está aprendendo algo que pode gerar uma renda extra”, comentou a acompanhante Renata Santos.

Para Iasmim Corrêa, de 25 anos, que também acompanha a sua filha, a oficina promove bem-estar e renova suas experiências com artesanato. A pequena Maria Flor, nasceu no dia 21 de agosto deste ano, com baixo peso, e por isso, precisou permanecer na unidade.

“Apresentei deslocamento de placenta próximo ao nono mês de gestação, e meu parto foi feito em caráter de urgência. Ela nasceu com 1.732, e logo foi encaminhada para cuidados no complexo obstétrico. Como já tive contato com trabalhos manuais e produzi algumas coisas, foi bem interessante participar dessa oficina e aprender algo novo”, disse.

Bem-estar e Humanização
 
A programação mensal agrega vários benefícios para os usuários da unidade, alivia o estresse diário, estimula a socialização e torna as conexões sociais mais fáceis dentro do ambiente hospitalar. “Elas interagem, conversam sobre diversos assuntos, fortalecem vínculos e ocupam a mente aprendendo algo novo”, observa a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga.

Todas as programações realizadas dentro da unidade têm como objetivo fortalecer o acolhimento e melhorar a qualidade de vida dos usuários. “Ações como essa, reforçam nosso compromisso com o cuidado humanizado e centrado nas necessidades dos pacientes. Desmistificando, assim,  que o ambiente hospitalar só remete a dor e medo”, pondera Aline Oliveira, diretora geral do Abelardo Santos.  

Serviço:

O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e tem serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

Texto da Ascom HRAS