Seduc e Diretoria da Festa do Círio firmam parceria para combater a evasão escolar
Em visita ao Museu do Círio, o secretário Rossieli Soares discutiu com Antônio Salame, diretor coordenador da festividade, ações para melhorar o ensino na rede pública
O secretário Rossieli Soares e membros da Diretoria da Festa, no Museu do CírioO secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, se reuniu nesta segunda-feira (4) com membros da Diretoria da Festa de Nazaré, a fim de traçar ações conjuntas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e combate à evasão escolar. O secretário também visitou o Museu do Círio, que guarda um acervo diverso do maior evento religioso da Amazônia, cujo ápice é no segundo domingo de outubro.
“Temos uma série de desafios a serem enfrentados no Pará. Um dos que mais impactam, muitas vezes de forma silenciosa, é a evasão e o abandono escolar. Unir forças para combater esse movimento, enquanto garantimos uma escola democrática, de qualidade e acessível é fundamental. Ouvir que a Diretoria do Círio, na figura do Antônio Salame, está disposta a trabalhar em conjunto com a Seduc nisso e na melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes, me alegra muito. Lugar das nossas crianças é nas escolas”, reforçou Rossieli Soares, em visita ao Museu do Círio, no centro histórico de Belém.
O secretário conheceu o espaço onde fica a Berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora de NazaréAlém de discutir o impacto do grande evento religioso na cultura e história do Pará, e ainda do Brasil, o secretário conheceu a estação Padre Luciano Brambilla, onde fica guardada a Berlinda usada no Círio, um dos principais símbolos da festividade.
Rossieli Soares e Antônio SalameAntônio Salame, diretor coordenador do Círio 2023, reforçou o compromisso da Igreja com a educação e a juventude. “Acreditamos firmemente que a educação é o caminho para a mudança do mundo. Ter a Secretaria de Educação do Estado nesse trabalho é um caminho muito grande para que a gente consiga um convívio mais fraterno entre as pessoas. Nesses tempos em que temos tantos registros de violência dentro de sala de aula acreditamos que a educação, associada às questões de Deus, é o caminho para pacificar as escolas. Acho muito importante esse caminho que o secretário está dando, essa caminhada de mãos dadas conosco”, reiterou Antônio Salame.
Texto: Marcelo Júnior - Ascom/Seduc