Professores da rede estadual são selecionados em projeto nacional de ciência e tecnologia
Iniciativa valoriza o trabalho realizado por docentes na aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas
O professor de Física, Fábio Ferreira, que dá aulas em uma escola do Marajó, foi um dos docentes selecionados para compor a Liga Steam 2023Os professores Fábio Jorge de Nazaré Ferreira, da Escola Estadual Gerson Peres, em Breves, no arquipélago do Marajó, e José Nazareno Rosas da Silva, que atua nas escolas Professora Maria Luiza da Costa Rêgo e Professor Francisco da Silva Nunes, em Belém, estão entre os 50 professores selecionados no Brasil para compor a Comunidade de Educadores Liga Steam 2023. A relação dos docentes escolhidos, que se inscreveram no edital 2023, foi divulgada na última sexta-feira (1º).
O Steam é uma abordagem educacional que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática e é muito difundida em vários países. A abordagem Steam desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas. Por meio do formulário online do edital, os professores compartilharam suas experiências em projetos da rede estadual para serem selecionados.
''Estou me sentindo bastante motivado porque já tenho o compromisso com a educação. Sou apaixonado também por essa parte de Steam, então, quando descobri essa metodologia, coloquei em prática com meus alunos. Observei na comunidade de educadores dessa liga uma oportunidade para ter o reconhecimento quanto aos meus esforços, o reconhecimento também com as atividades que vou desenvolver com os alunos para que possa motivá-los. Estou com esse desafio para ajudar a escrever a nova história deles, utilizando essa dedicação, a inovação educacional'', disse o professor Fábio Ferreira, que leciona aulas de Física na escola marajoara.
Até dezembro, os professores selecionados receberão treinamento específico para se tornarem referência em Steam, disseminando essa abordagem educacional. No fim do ano, eles construirão um projeto a ser implementado e, no ano seguinte, receberão mentoria para apoiá-los nessa execução. A primeira parte da formação será online e a segunda envolverá a implementação do projeto nas redes.
''Recebi, por e-mail, a notícia de que fui selecionado entre os 50 aprovados no processo seletivo para fazer parte oficialmente da comunidade de educadores da Liga Steam 2023. Saber que farei parte de um time de educadores de todos os níveis da educação básica e ensino superior e de todas as regiões do Brasil me deixa muito feliz. Principalmente para nós, do ensino público, que enfrentamos muitas dificuldades, ser aprovado me dá forças para superar os desafios que enfrentamos todos os dias nas nossas escolas", completou o professor José Silva, que ministra a disciplina de Química na rede estadual.
A liga é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal e da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional) e a Tríade Educacional.
Leia mais: Professor de Breves, no Marajó, utiliza jogos como ferramenta pedagógica na rede estadual