Caravana de Ciência e Tecnologia é encerrada com mais de 50 trabalhos apresentados
O programa, promovido pela Sectet, deve fomentar o estudo científico em todas as Escolas de Ensino Técnico do Pará
A Caravana abre para estudantes caminhos pavimentados pela busca do conhecimentoMais uma Caravana da Ciência e Tecnologia (CCT), iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), foi concluída na tarde desta sexta-feira (25). Nesta edição, a Escola de Ensino Técnico Estado do Pará (Eetepa) Magalhães Barata, em Belém, recebeu a programação, iniciada na segunda-feira (21).
Durante o encerramento, mais de 50 trabalhos foram apresentados na Feira de Ciências, realizada junto com oficinas de Robótica, Impressão e Modelagem 3D e Empreendedorismo; Espaço Audiovisual e Tour Virtual.
Entre os destaques das oficinas está a estudante de Edificações Mayelle Magno, integrante do grupo que montou uma empilhadeira elétrica, que anda e desvia de obstáculos. “Eu me esforcei. Tinha muita curiosidade de aprender sobre robótica. Nunca tinha estudado sobre nada do tipo. Eu estava muito curiosa, e achei tudo muito interessante”, afirmou. A aluna participou da CCT pela segunda vez, já que no primeiro ano do programa a escola também recebeu a iniciativa.
Para a diretora da Eetepa Magalhães Barata, Rosângela Potter, a Caravana é uma experiência inigualável. “Tudo que for para o enriquecimento do conhecimento dos meus alunos, eu sempre abro a porta recebo com maior prazer”, disse a gestora.
A coordenadora da Caravana de Ciência e Tecnologia, Thays Gouvêa, destacou que o feedback dos alunos e profissionais da escola é a melhor parte. “Eles abraçarem, mandarem mensagem pra gente, dizerem: ‘Poxa, não vão. Fiquem mais tempo’. Esse é o melhor retorno que a gente tem”, assegurou.
Segundo ela, o evento apresenta aos estudantes o que, muitas vezes, eles não conseguem experimentar no dia a dia, como oficinas de Robótica e Impressão 3D.
O segundo ano de ação da CCT está só iniciando. A expectativa é que as 28 escolas que receberam o programa no ano passado, como a Magalhães Barata, sejam contempladas mais uma vez. Além disso, a expectativa é que as demais Eetepas também participem, totalizando 34 escolas. Cerca de 10 mil alunos já participaram da Caravana de Ciência e Tecnologia.
Texto: Lívia Ximenes - Ascom/Sectet