Emater promove 'Dia de Campo da Bovinocultura' em Goianésia do Pará
A programação reuniu 150 produtores da agricultura familiar do Assentamento Santa Paula
O “Dia de Campo da Bovinocultura”, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), mobilizou 150 produtores da agricultura familiar no Assentamento Santa Paula, em Goianésia do Pará, município do sudeste paraense, na quinta-feira (18). A ação foi realizada por meio do Escritório Local de Goianésia do Pará, para demonstrar tecnologias que aumentam a produtividade e fortalecem a cadeia produtiva do leite.
A atividade abordou o melhoramento racial genético, pastejo rotacionado, manejo de rebanho e sanidade, e a pecuária e o meio ambiente. “O Dia de Campo da Bovinocultura proporcionou a metodologia grupal, possibilitando alcançar um número maior de produtores rurais para compartilhar importantes ensinos, por meio das palestras referentes a técnicas da bovinocultura, que é a matriz produtiva em Goianésia do Pará, e que tem uma participação expressiva entre os agricultores familiares na bovinocultura leiteira”, explicou o chefe do Escritório Local em Goianésia, José Luiz do Carmo Lopes.Os produtores aprenderam sobre tecnologias que aumentam a produtividade e fortalecem a cadeia produtiva do leite
O produtor Divino Pedro Madureiro, 51 anos, utiliza sua propriedade de 50 hectares na mandiocultura e avicultura, e está iniciando a criação de bovinos. Para ele, participar do “Dia de Campo” foi esclarecedor. “É a primeira vez que participo de um evento assim, e foi muito importante para mim. Absolvi mais conhecimento por meio das técnicas. Os técnicos tiraram muitas dúvidas que eu tinha sobre o solo. Eu precisava muito participar desta ação”, contou Divino, que está animado para investir na cadeia produtiva.
“Ações como esta devem se repetir sempre para orientar o agricultor. Foi uma grande experiência participar da ação”, contou o produtor Manoel Silva Oliveira, 42 anos, que além de trabalhar com várias cadeias produtivas, como milho e feijão, tem um rebanho de 40 cabeças de gado da espécie Nelore e planeja aumentar a produção. “Com esse conhecimento a gente fica mais seguro para acessar um financiamento para trabalhar com gado de leite”, assegurou.
Extensionistas ministraram as palestrasAs palestras foram ministradas pelo médico veterinário e extensionista Luiz Ronaif da Silva Sousa, do Escritório da Emater em Breu Branco; o engenheiro florestal e extensionista Fernando Araújo, da Regional da Emater em Marabá; o médico veterinário Dorgival Roberto, da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), e a agrônoma Braisia Maria Tigre Arifa, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento (Semape).
A ação incluiu a entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) aos produtores, que dá aos agricultores familiares rurais acesso às políticas públicas direcionadas ao segmento.
O evento teve as parcerias da Prefeitura Municipal de Goianésia do Pará, Semape, Associação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Agricultura Familiar (ATTRAFPASP), Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) e do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf).
Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater