Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À LEITURA

Em Belém, estudantes da Escola Estadual Dom Pedro II participam de projeto de leitura

Por Bruno Magno (SEOP)
18/08/2023 17h03

Alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, em Belém, estão participando do Projeto "Leitura e Movimento", que visa possibilitar que os mesmos façam releituras de obras literárias e relatem em salas de aulas e para os familiares, alcançando o objetivo de incentivar a leitura, dissertação e interpretação de textos.

Yasmim Kawasaki - estudante A aluna Yasmim Kawasaki, de 15 anos, é uma das participantes do projeto. Segundo ela, a leitura contribui para um melhor desenvolvimento educacional dos estudantes. “Participar do 'Leitura e Movimento' é muito satisfatório pois tenho a oportunidade de conhecer novos autores, novas histórias e outros pontos de vista. Está me ajudando muito a desenvolver o meu senso crítico, me dando a liberdade de expor minha opinião com mais segurança”, afirmou.

O Projeto "Leitura e Movimento", que neste ano conta com a participação de 76 alunos, está sendo realizado desde o ano passado com estudantes dos ensinos fundamental e médio da unidade escolar, com a inclusão de alunos PCDs.

Em 2022, a professora Cristiane Caetano inscreveu a escola no Projeto "Estante Mágica" eCristiane Caetano - diretora concorreu ao prêmio nacional Educador Mágico, com as histórias de alunos do ensino fundamental e ensino médio. Na oportunidade, três alunos PCDs , em votação aberta, conquistaram o segundo e terceiro lugar no projeto. Após o resultado positivo, os estudantes decidiram iniciar uma competição para superar o recorde conquistado. 

“Essa iniciativa é de suma importância pois está motivando os alunos a lerem mais e observamos também, que está auxiliando no melhoramento das outras disciplinas escolares. Nossa expectativa é que a cada ano haja mais adesões por parte dos alunos”, ressaltou Cristiane.

A escola deve apresentar o projeto no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante a realização da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, marcada para setembro deste ano, no Hangar, em Belém.

Texto de Clayton Santos/Ascom Seduc