Fundação Guamá e CVACBA levam iniciativas do PCT ao Festival do Chocolate e do Cacau
Governo do Estado é parceiro do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA)
A Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em parceria com o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA), apresentarão inovações do complexo no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia 2023, que começa nesta quinta-feira (17) e se estende até o domingo (20), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Simultaneamente, será realizado o Flor Pará, evento que reunirá mais de 50 produtores e comerciantes de plantas e flores genuinamente amazônicas.
As iniciativas do Parque podem ser visitadas no estande que conta com exposições, mentorias e consultorias das empresas, startups e laboratórios instalados no complexo.
O CVACBA, especialista em serviços que possibilitam o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnológica, cosmetologia, dentre outras, promove o concurso de chocolates produzidos e comercializados pelos expositores do festival, feitos com amêndoas e/ou ingredientes principais provenientes da Amazônia. Interessados em participar podem se inscrever no estande às 20h desta quinta-feira.
“A Fundação Guamá vai expor todos os seus produtos e serviços, que aliam inovação e sustentabilidade. Essa será uma boa oportunidade para o setor empresarial e sociedade conhecerem nossas frentes. Nossa equipe estará de prontidão para oferecer todas as oportunidades que o PCT Guamá possui, bem como explicar as outras atuações afins, como o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e Startup Pará, executados pela Fundação”, comenta Aurea Santos, supervisora de sustentabilidade da Fundação Guamá.
Chocolat Amazônia 2023 - O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). Com o objetivo de promover o chocolate de origem e impulsionar os negócios da cacuicultura do País, sobretudo o da Amazônia, o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia 2023, possui o tema “O Pará na Bioeconomia da Amazônia”. 600 produtores estão confirmados e há a estimativa de público de 150 mil pessoas até o fim do evento.
O PCT Guamá - O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.
É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).