Campus da Uepa, em Santarém, lança livro sobre a educação na Amazônia, na sexta-feira
Publicação integra a coleção "Vida", com a colaboração de professores da Universidade do Estado do Pará e de outras instituições de ensinos superior
"Amazônia: Olhares para a Educação e o Ensino". A obra que traça um perfil da educação e do ensino em regiões centrais da Amazônia brasileira é o mais novo livro da coleção série "Vida", que conta com a colaboração de professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e de outras instituições de ensinos superior. O lançamento do livro ocorre nesta sexta-feira, 11, às 19h, no auditório do campus XII da Uepa, em Santarém.
Apresentando um retrato da educação e do ensino fora das capitais e suas consolidadas universidades, o livro propõe uma análise sobre elementos socioculturais e ambientais da região que exerce o papel de polo educacional para toda a região do Baixo Amazonas e do Tapajós, com a abordagem de pontos tais como: as dificuldades impostas pela enorme extensão geográfica, questões identitárias, pedagógicas, especificidades da educação indígena e muito mais. A publicação foi organizada pelas professoras Rosineide Bentes e Cláudia Figueira, que também atuaram como autoras.
De acordo com Rosineide, professora da Uepa em Santarém, “a ideia surgiu de um minicurso, em parceria com o Sindicato dos Professores da rede estadual de ensino, que tratou da produção de conhecimentos para a Amazônia. Em colaboração com a Claudia Figueira, nós planejamos, por meio deste projeto, dar voz aos professores, alunos, pedagogos e a todos que vivenciam as mais diferentes realidades da educação e do ensino na região”.
A obra, que também está disponível em e-book, é o terceiro volume da série Vidas. “Essa coleção se propõe a tornar visível e dar voz a um grupo social amazônida em cada obra da coleção, expondo vivências e tratando de diferentes problemáticas profissionais e educacionais. A primeira parte da série é organizada por capítulos escritos por acadêmicos, a segunda é constituída por entrevistas, e a terceira parte recebe relatos de vida e experiências, além de textos informais escritos por populares”, concluiu a professora.
O livro também expõe olhares e histórias em uma área do estado do Amazonas, onde atua a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, principalmente, no oeste do Pará, onde o município de Santarém ocupa uma posição de polo, inclusive educacional, possuindo uma grande rede de ensino público e privado, que ofertam uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação, além de várias residências médicas e multiprofissionais, como é o caso da Uepa.