Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Secretário de Educação participa de painel com jovens no 'Diálogos Amazônicos'

Debate promovido pelo Unicef abordou os impactos da crise climática em crianças e adolescentes brasileiros

Por Bruno Magno (SEOP)
04/08/2023 16h18

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, participou nesta sexta-feira (4) do painel ''Pixurum da juventude: a importância das crianças e adolescentes na agenda climática'', dentro das programações do ''Diálogos Amazônicos'', no Hangar- Centro de Convenções em Belém. No centro do debate, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foram abordados os impactos da crise climática em crianças e adolescentes do Brasil.

''No processo de educação, vocês precisam da escola para descobrirem onde querem chegar, então não só aqui no Pará como na Amazônia, estamos com o protagonismo em mãos, dessa maneira temos que qualificar esse debate com a juventude. Vocês precisam construir essa participação não só hoje, mas daqui até 2025, quando vamos realizar a COP 30. Quando falamos de meio ambiente, não podemos deixar de falar em educação, então aqui no Pará, criamos uma Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima com um componente que será obrigatório para todas as escolas estaduais'', destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Ainda durante o encontro, o secretário adiantou a realização do Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente “Reflorestando Mentes”, que será realizado pela Seduc, como um intercâmbio entre estudantes dos anos finais do Ensino Médio de 50 países e a rede pública estadual do Pará, com previsão para agosto do próximo ano.
 
Além do secretário, também participaram das discussões jovens da Amazônia selecionados pelo Unicef. São os estudantes Victor Meireles, do grupo quilombola paraense Malungo, do município de Baião; Tainara Kambeba, da rede de mulheres indígenas do Amazonas Makiaeta; Marcielen Maciel, do Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes, da comunidade quilombola ribeirinha de Alto Itacuruça; Beatriz dos Santos, do núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes de Boa Vista do Ramos, no Amazonas.

''Para mim, é uma felicidade estar aqui com vocês, cada ideia que vocês compartilharam comigo na roda de conversa, vou levar para o meu município toda essa vivência. Debatemos muito sobre o que queremos para a Amazônia e o que queremos ser daqui em diante'', disse a estudante Beatriz dos Santos, do Amazonas.

''O Unicef existe para pautar a juventude no presente, então gostaria de destacar a importância da abertura do espaço para os adolescentes. Quero ressaltar aqui que precisamos nos unir, nós somos a geração que vamos salvar a Amazônia'', finalizou o estudante paraense Victor Meireles.

Os estudantes devem entregar uma carta de intenções para Amazônia até o final do evento.