Ideflor-Bio faz últimos ajustes para entregar novo Escritório Regional do Marajó
A estrutura vai dar suporte às atividades do Instituto em sete municípios da região
Em breve, o Arquipélago do Marajó terá mais um Escritório Regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), desta vez no município de Soure. De lá, serão coordenadas as ações de proteção à biodiversidade amazônica, conservação de florestas públicas, manejo sustentável dos recursos naturais e recuperação de áreas alteradas de outros seis municípios da região.
Vale destacar que os Escritórios Regionais são unidades diretamente subordinadas à presidência do Ideflor-Bio, que atuam de forma articulada às Secretarias Regionais de Governo. Além de Soure, a estrutura vai dar suporte às atividades do Instituto nos municípios de Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra e Santa Cruz do Arari.
Expectativa - A gerente do Escritório Regional do Marajó (Soure), Osiane Barbosa, conta que o Ideflor-Bio já era esperado pela comunidade local há bastante tempo. Ela acredita que a instalação da nova base vai favorecer a melhor integração com outras instituições de proteção ao meio ambiente e incentivo ao desenvolvimento sustentável.
“Nossa meta é somar esforços para desenvolver a região através dos viveiros, dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), além dos projetos de piscicultura. Pretende desenvolver um trabalho grandioso na região, dentro das mais diversas categorias e parcerias, seja com bancos, instituições de pesquisa, além de órgãos públicos que já estão aqui no município, como a Emater, a Sedap, entre outros”, ressaltou.
Osiane revela, ainda, que já houve uma reunião com os prefeitos dos sete municípios que estão sob a responsabilidade do Escritório Regional do Marajó (Soure). “Os gestores municipais estão ansiosos para a chegada em definitivo do Ideflor-Bio nesta região. A perspectiva é muito grande, estamos otimistas e, se Deus quiser, vamos fazer um ótimo trabalho na região”, complementou.
Presença - O gerente da Região Administrativa do Marajó, Hugo Dias, afirmou que a iniciativa é um grande passo para o fortalecimento das ações de monitoramento da Unidade de Conservação (UC). Ele conta, ainda, que por muito tempo, o Ideflor-Bio nunca esteve tão presente na gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Arquipélago do Marajó, que é uma das maiores UCs gerenciadas pelo Instituto.
“Ela perpassa 12 municípios e esse Escritório Regional vai dar subsídio às nossas ações aqui na região. Com isso, o Ideflor-Bio vai estar cada vez mais presente enquanto instituição governamental que cuida da gestão dessas áreas, para que promova o desenvolvimento sustentável desta localidade, trazendo conforto para essa população que precisa ser assistida, ouvida e precisa de soluções para os problemas delas”, afirmou o gerente.
Satisfação - A vice-presidente da Câmara Municipal de Soure, Jéssica Cavalcante, disse que a população está feliz por essa conquista e agradeceu ao presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, por escolher o município para sediar o Escritório Regional. “É um momento de gratidão, porque nós podemos vislumbrar um futuro melhor com a chegada do Instituto em nossa cidade, o qual vai ajudar bastante nossos produtores rurais, e eu sei que daqui para frente, juntos, vai ser só sucesso”, enfatizou a parlamentar.
Segundo o vereador Ademar Macedo, com a instalação do Escritório Regional, a população vai começar a conhecer melhor os projetos que virão para beneficiar a população. “Para nós, como representantes do povo, esse órgão que está se instalando no município de Soure vai ser de grande valia, porque a nossa população de Soure, mas também de outros municípios, vão poder usufruir dessa regional”.
Serviço - O Escritório Regional do Marajó (Soure) fica localizado na 4ª Rua, esquina com a Travessa 22, S/N, bairro Macaxeira, Soure - PA.