Sectet entrega 860 itens da linha branca e assina convênio para implantar internet em 35 escolas
Cerca de 860 itens da linha branca foram repassados, nesta quarta-feira (19/07), às 35 Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) durante a reunião de trabalho entre os diretores das escolas e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). Da lista de equipamentos e mobiliários, foram entregues geladeiras, freezers, fogões industriais, impressoras 3D, ventiladores, caixas de som, retroprojetores e lousas, entre outros. O repasse foi feito aos diretores de todas as regiões do Pará, de forma híbrida. O encontro presencial aconteceu na Escola Técnica Anísio Teixeira, em Belém.
Além dos repasses, foi realizada a assinatura e lançamento do programa WebEscola Eetepa, uma iniciativa histórica que vai garantir a implantação de rádios wi-fi com internet de qualidade em todas as 35 escolas técnicas do Estado e em 30 espaços públicos em 27 cidades paraenses. A ação está sendo levada a partir da parceria entre a Sectet e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (PRODEPA).
No leque de materiais entregues, constam 566 itens da linha branca, como freezer horizontal, geladeiras, liquidificador industrial, 90 bebedouros, 100 ventiladores de parede, assim como 20 mil pratos e 20 mil canecas; além de 284 lousas, microfones e 200 retroprojetores. Os equipamentos foram entregues de forma simbólica e já começaram a ser distribuídos nas próprias escolas. Segundo o secretário, Hélio Leite, os investimentos estão sendo feitos de acordo com a demanda financeira e o balanço realizado previamente pelos diretores das escolas técnicas através dos encontros realizados pela secretaria. Um dos exemplos foi o 1º Encontro Estadual dos Gestores das Escolas Técnicas, realizado em junho deste ano, e que elencou as principais necessidades.
"Nós temos procurado, ao longo desses seis meses, proporcionar às Eetepas aquilo que é fundamental, procurando equipar com novo mobiliário, laboratórios do Amazon Maker, centrais de ar condicionado e hoje, estamos entregando kits merenda com pratos e copos, além de uma lista com equipamentos diversos. Isso vai dinamizar os trabalhos nas nossas escolas técnicas e preparar todas elas para o reinício das aulas no segundo semestre", disse o secretário Hélio Leite. Ainda segundo ele, a missão do Estado é garantir escolas técnicas mais atrativas e com avanços tecnológicos.
O titular da Sectet enfatizou ainda que todos esses investimentos só foram possíveis depois de ouvir os diretores das escolas, além de conciliar os processos burocráticos com as necessidades de aceleração das entregas com o reinício das aulas em agosto deste ano. "Todos esses benefícios vão possibilitar um avanço histórico para as nossas escolas técnicas", disse.
Durante o encontro, Sectet e Prodepa assinaram convênio para implantação da WebEscola Eetepa, que prevê a instalação em todas as 35 escolas técnicas, rádios wi-fi e internet. O programa, que já está em fase de implantação em algumas escolas, foi definido pelo presidente da Prodepa, Carlos Maneschy, como um marco para toda comunidade escolar. "A informação, o conhecimento e o saber estão sendo cada vez mais difundidos da forma mais rápida possível e nós precisamos aqui no nosso Estado acompanhar essa aceleração. É fundamental garantir que os nossos alunos estejam capacitados no domínio do saber sob a forma digital", garantiu Maneschy.
Luiza Magno, diretora dA Eetepa Anísio Teixeira, em Belém, falou da importância desses investimentos. Segundo ela, todas as escolas técnicas mereciam esse momento. "Eu sei que todas as Eetepas estão querendo esses materiais. E estamos todos gratos por saber que esse grande momento chegou", disse ela.
Estiveram presentes o diretor Flávio Augusto (DAF), Felipe Ericeira (DCT), Washington Sena (Detec), Beatriz Padovani (Pronatec), entre outros.