Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Corpo de Bombeiros distribui 100 kits de gás de cozinha

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/04/2018 00h00

Moradores da comunidade Pantanal, no bairro do Mangueirão, em Belém, receberam, nesta terça-feira (10), 100 kits de gás de cozinha, contendo registro regulador e mangueira. A ação foi realizada pelo 27º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O objetivo da ação é demonstrar como se deve agir diante de uma situação de vazamento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

A programação contou com o apoio da empresa Liquigás, que realizou a doação dos kits. Já a equipe da Defesa Civil orientou os moradores sobre prevenção de acidentes. “A necessidade é observar a validade do registro e das mangueiras, bem como desmistificar algumas situações quando se tenta impedir um vazamento”, explicou a sub-comandante do 27º GBM, Major Gabriela Contente.

O 27º Grupamento de Bombeiros Militar fica no bairro do Mangueirão e atende sete bairros (Mangueirão, Castanheira, Marambaia, Una, Cabanagem, Parque Verde e Benguí) da capital paraense.

Extintor - A Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim Jaderlar e o Espaço Karina receberam extintores de incêndio que foram patrocinados pela empresa Chamatec. “Agradecemos aos bombeiros, agora nós temos mais segurança”, disse a vice-diretora Francisca Reis.

“Por lidar com crianças na faixa etária de 7 a 9 anos, é importantíssimo a presença do extintor na escola. Conversando com a comunidade, foi feito um levantamento da necessidade de se ter um extintor de incêndio aqui”, informa o sargento Raimundo Pedra.

Bombeiros na comunidade – Joelma Tavares faz parte da comunidade do Pantanal. Ela recebeu o kit gás e fez a troca do equipamento que havia vencido há três anos. "Estava usando um material vencido que poderia causar um acidente ou incêndio a qualquer momento sem ao menos saber, mas graças aos bombeiros fui orientada", afirmou.

“É comum ao ver o vazamento as pessoas colocarem sabão em barra para vedar o vazamento, mas não é aconselhável, pois ele resseca a mangueira e posteriormente pode haver um vazamento maior”, orienta o cabo Marcos Mendes.

Texto: Carlos Yury (Ascom CBMPA)